Wednesday, December 23, 2015

“Damals Am Heiligen Abend”- Kastelruther Spatzen (Música Com Memórias)



Ora esta é que ninguém deve conhecer.


Há uns anos, aí em 2002 ou 2003, encontrei isto por acaso e achei extremamente interessante. A demora em encontrar esta música para colocar aqui prendeu-se com o título estar incorrecto. Não desisti e este ano não descansei enquanto não a encontrei para aqui trazer.

O que eu acho interessante nesta música que está em Alemão e eu já pouco percebo, é o facto de, em primeiro lugar, só ser mesmo cantado o refrão. Agora eu vou dizer o que procurar nesta música. Ela é constituída por três partes em que não se canta, descreve-se o que se está a passar, os preparativos para a noite de Natal…Essa descrição é acompanhada por uma parte instrumental. Se só estiverem fixados nessa mesma parte instrumental, verão que é diferente em cada uma das partes. Se repararem bem, cada vez cantam ou tocam com mais intensidade, até que se chega à última parte. Aí digamos que a canção atinge o seu climax. Ao contrário do que acontece em parte das canções que conhecemos, esta não atinge o climax no refrão.

Simbolicamente, digamos que, à medida que a noite de Natal avança, as pessoas vão ficando mais ansiosas devido aos presentes, o ambiente em redor da família trona-se mais caloroso…uma forma de transportar esse sentimento para a música.

Também é uma música bastante alegre. É uma das melhores canções de Natal que conheço.


No comments: