Tuesday, December 29, 2015

“A Espia Do Oriente” (impressões pessoais)

Só mesmo um escritor português para inventar uma história em que o protagonista principal é um espião português…resultante de um obscuro projecto de clonagem de um cientista russo.

Nuno Nepomuceno narra-nos a aventura de André em busca dos documentos que desmistificam a sua origem. Só há pouco tempo soube que não era filho biológico dos seus pais- dois espiões também.

Parece que este é o segundo livro de uma trilogia mas eu não li o primeiro e não sei como vai fazer o escritor nacional para continuar a obra. Sempre estou curiosa por saber. Talvez por ainda ter continuação, este livro tenha acabado da forma que acabou.

Ao longo da história, André conta com a ajuda de China Girl que é filha do seu chefe e uma mulher chinesa. Ambos enfrentam a Dark Star – a organização mafiosa do irmão do cientista que o criou e que também corre atrás dos estudos que deram origem à criação de André para fins obscuros. Juntamente com estes dois grupos, corre por fora uma terceira organização da qual ainda há pouca informação. Talvez no próximo livro eles apareçam.

Já começam a haver bons escritores portugueses na literatura de suspense, embora este se perca muito nas descrições, o que por vezes corta um pouco o interesse à obra. É um defeito dos escritores latinos.

Também há a destacar Jaime que é, por assim dizer, um baldas à portuguesa e sempre deixa o seu charme nos locais onde vai…pela negativa. As cenas em que ele participa deviam sempre ser acompanhadas de música cómica.

Ah, ressalte-se o facto de André ser do Benfica.

Se realmente esta aventura vai continuar, estou curiosa por saber como.

No comments: