Tuesday, August 06, 2013

“O Olhar Obliquo Do Mal”(impressões pessoais)


Como classificar esta obra em termos de género literário? Andará algures entre o thriller e o fantástico. Entre o policial e o cómico. Entre terror e drama. Esta obra é tudo isso e muito mais.

Por mais voltas que dê à cabeça, nunca me deparei com um vilão tão cómico. Em bom português pode-se dizer que é um crominho, uma ave rara mesmo. Mete-se a matar e depois não tem estofo para arcar com as consequências. Só faz asneiras e morre de medo das suas vitimas que nem sequer verifica se de facto as matou.

Junior- o vilão desta história- baseava muitas das suas atitudes em livros da autoria de Caesar Zedd. Pesquisando um pouco, verifico que tal personagem é também ficcional. Jamais alguém escreveria livros tão ambíguos que pudessem levar alguém a agir de forma tão maníaca, roçando mesmo a loucura e a paranóia.

Com tanto disparate junto cometido por Junior, é difícil escolher um episódio que se tenha destacado. Talvez a minha escolha vá para aquele em que ele perdeu o seu valiosos Rolex ao se desembaraçar de uma das suas vítimas e o foi recuperar no contentor do lixo onde havia deixado o morto.

Junior simplesmente desaparece vergado aos poderes misteriosos da sua filha que o envio para outro mundo onde há monstros, os mesmos que ela havia desenhado.

A nota que dou a este livro e bastante positiva. No fundo soube entreter. Apesar de ser uma obra extensa, a sua leitura faz-se bem porque sempre suscita interesse, sobretudo quando a acção está do lado do criminoso.

Por falar em Mal, a sua origem varia em parte dos Sete Pecados Mortais. Vou agora passar a ler um livro sobre esse tema. “A Viagem Dos Sete Demónios” é a obra que se segue no meu plano de leitura.

No comments: