Wednesday, August 28, 2013

Velando a minha avó pela segunda vez

O subconsciente é uma coisa incrível. Sabendo que ira viajar até Aveiro na manhã seguinte, logo arranjei maneira de antecipar essa viagem…em sonhos.

Tinham-me dito que a minha avó tinha morrido (na verdade já faleceu há vinte e quatro anos). O seu corpo encontrava-se em câmara ardente em Aveiro, numa sala de um edifício público.

Eu e alguns familiares, com extremo pesar, dirigimo-nos de comboio até à cidade dos moliceiros. No comboio reclinei o assento para descansar um pouco. Estava transtornada.

Chegados a Aveiro, não sabíamos onde era o edifício. Eu caminhei mais à frente e avistei três bandeiras: a portuguesa, a da União Europeia e a da cidade. Normalmente os edifícios municipais costumam ter essas bandeiras. Era ali, com toda a certeza. A tensão aumentava.

No interior do edifício havia um corredor mal iluminado com muitas portas de madeira. Eu entrei numa delas. Deitada…numa cama, jazia alguém que tanto poderia ser a minha avó, como a minha tia (irmã dela). Dizem que elas são parecidas e apanho-me muitas vezes a imaginar que, se fosse viva hoje, a minha avó teria certamente a aparência que a minha tia tem actualmente.

Aproximei-me da cama. Não era um caixão. Comecei a chorar e ia dizendo que já era a segunda vez que chorava a minha avó. Desviei o olhar para o corpo imóvel. Não parecia a aparência de um cadáver. Aproximei-me mais. Toquei-a. As suas mãos estavam quentes e ela envergava o meu roupão azul.

De repente, a minha avó agarrou-me com força e abraçou-me. Não era um abraço opressivo. Era a prova de que ela estava viva.

Quando acordei lembrei-me de uma situação muito semelhante ocorrida comigo e com a minha tia no hospital de Anadia. A minha tia tinha partido uma perna e estava ali internada. A minha mãe e a minha madrinha haviam discutido mas eu só cheguei depois. A minha tia agarrou-me, tal como aconteceu neste sonho, e pediu-me a chorar que não me zangasse com ninguém.

Como é que o meu subconsciente foi buscar isso agora?

No comments: