Saturday, August 10, 2013

“Fenómenos Paranormais” (impressões pessoais)



Antes de começar a falar deste filme, ressalve-se que o título do filme no Youtube está incorrecto, como facilmente se pode depreender.

Tenho no Youtube uma pasta para filmes e outra para documentários. Há uns meses atrás, coloquei este filme na pasta dos documentários e não na dos filmes. A intenção era ver isto mais tarde. Este vídeo voltou a cruzar-se comigo e então resolvi-o ver na íntegra. Em boa hora o fiz, pois este foi um dos melhores filmes a que já assisti.

Até meio do filme, estava ainda convencida de que isto era mesmo um documentário. Depois, com o decorrer do vídeo, pensei que isto era uma paródia a programas desse género de investigar locais assombrados em busca de fantasmas. Há imensos programas desses e essa actividade ganha cada vez mais adeptos.

A sensação de “realidade” que inicialmente este filme transmite talvez tenha contribuído para a sua originalidade e para o interesse que suscita.

À medida que o filme avança, o terror aumenta e o suspense também. Inicialmente comecei por experimentar o interesse típico dos documentários, depois ri-me porque os protagonistas começam a ter medo- eles que vinham justamente para ver fantasmas e depois há o prazer que retiro de um bom filme de terror com o sobrenatural. Gosto mais de filmes de espíritos do que de filmes de serial killers. O oculto simplesmente me fascina bastante.

O que mais me impressionou em todas as cenas do filme foi a forma como os números que indicam a data e a hora na câmara de vídeo, a certa altura, começam a andar demasiado depressa, como se fossem centésimos num cronometro. Isso ilude os protagonistas que perdem completamente a noção do tempo.

Como referi, recomendo vivamente este filme. É um dos meus favoritos. Vale mesmo a pena.

No comments: