Wednesday, February 13, 2013

“Million Dollar Baby” (impressões pessoais)



Já tinha ouvido falar do filme aí por volta de 2004 ou 2005. Lembro-me que na altura houve publicações que entrevistaram pugilistas femininas portuguesas.

Na verdade, este é apenas um dos contos que faz parte desta obra escrita por Toole. Há ainda mais uma série de contos, todos eles relacionados com o Boxe e todos eles impregnados de um certo dramatismo. Neste último ponto, no que ao dramatismo diz respeito, destaco o conto que dá nome ao livro e que deu origem ao filme mas, se eu fosse realizadora de cinema, até pegava no último e mais longo conto desta obra. Em termos de emoção e carga dramática, penso que ambos os contos estão equiparados. No ultimo talvez haja mais acção.

O Boxe é um desporto que ate gosto de ver mas que jamais seria o meu desporto de eleição para praticar. Ficar-me-ia por dar uns socos num saco para aliviar o stresse e nada mais. Esta obra leva-nos até ao mais profundo do universo do Boxe e de tudo o que um lutador tem de passar para lograr vencer um combate. Aqui são abordados métodos de treino propriamente ditos, o que se tem de fazer antes de um combate importante (a azáfama de ter o peso ideal na altura certa), o que acontece durante um combate, tratamento das lesões provocadas pelos golpes dos adversários, cuidados a ter depois…em suma, trata-se de uma obra muito rica que ensina a quem não está por dentro do Boxe, o que realmente é o Boxe.

Há um traço em comum a todas as histórias: em todas ou quase todas, o protagonista é branco e já foi pugilista. Umas vezes é treinador, noutras faz parte do staff de combate. Não deixa de ser curioso.

Para além de nos mostrar como se vive no mundo do Boxe, também nos dá conta de um certo clima de animosidade racial entre brancos e negros, mais patente no último conto e que contribui para o seu desfecho. Este clima de tensão está igualmente presente em muitas das obras que já li de autores americanos.

Em suma, foi uma boa leitura, bastante positiva e didáctica, pois havia muita coisa do Boxe que eu desconhecia. Recomendo vivamente a quem gosta de Desporto em geral, particularmente a quem é amante ou pretende praticar estes desportos de combate.

No comments: