Thursday, February 21, 2013

“O Estranho Caso De Benjamin Button” (impressões pessoais)



Este foi mais um livro que me deu imenso prazer em ler. Esta obra está dividida em vários contos, todos eles com o seu encanto e maravilhosamente fantásticos.

O conto mais conhecido desta obra – aquele que lhe dá nome- é uma história incrível, tendo por base algo que eu sempre gosto de ver desenvolvido- o contrário da ordem natural estabelecida. Neste caso, o normal é nascer-se um bebé e ir envelhecendo à medida que os anos por nós vão passando. E se acontecesse um dia o inverso? Como seria? Como viveria essa pessoa? A partir daí, simplesmente foi deixar a imaginação correr livremente, sem limites, com rédea solta.

O conto que abre esta obra também tem um argumento muito forte. Trata-se de um conto da esfera do fantástico por excelência, quase um conto de fadas clássico mas com algumas nuances. Também terá, no meu entender, partido de uma ideia simples que foi desenvolvida recorrendo à imaginação ilimitada do autor. Neste caso, talvez a pergunta tenha sido esta: e se houvesse alguém mais rico do que os homens mais ricos que se conhecem?

Em suma, foi uma obra que me deu grande prazer em ler, que realmente me fez dar uma escapadela ao mundo da fantasia, esquecendo o quotidiano por uns momentos. Recomendo vivamente a quem queira relaxar.

Estes livros desta colecção têm sido bem interessantes, na medida em que, na sua maioria, não são mais do que uma compilação de contos, com o propósito de neles se incluir o conto que deu origem ao filme. Depois surpreendo-me com histórias paralelas que são tão ou mais interessantes do que o conto em que alguém pegou para adaptar ao cinema.

Continuamos quase no mesmo registo. Recuemos no tempo e vamos ler algo que é pura diversão. Estou de volta às obras que me incutiram desde pequena o gosto insaciável pela leitura.


No comments: