Friday, November 12, 2010

Dia de Todos os Santos- um dia bem mórbido

Assinala-se o Dia de Todos os Santos. Neste dia é tradição as famílias se deslocarem aos cemitérios para homenagearem os seus entes queridos ali sepultados. É feriado mas eu vou trabalhar na mesma.

Mesmo que não tivesse de ir trabalhar, este dia iria certamente passar-me ao lado. Nunca me deu para ir ao cemitério. Quando era pequena ainda ia mas para uma pessoa com tendências depressivas como eu é necessário um local mais animado.

Há pessoas que andam um ano inteiro sem colocar os pés junto às sepulturas dos familiares mas no dia um de Novembro gastam balúrdios em arranjos de flores que hão-de apodrecer ao longo do ano até que o vento leve a última pétala murcha. Ao menos eu não vou lá nem no dia um de Novembro.

Sempre achei este dia mórbido demais, deprimente demais. Depois aborrece-me o facto e a minha mãe já andar a pensar nos enfeites das sepulturas uma boa temporada antes. Nos telefonemas que faz para a minha prima não fala de outra coisa. Que seca!

Ainda bem que estou longe de casa este ano! É por uma boa causa. Estou a trabalhar. Para o ano ainda não sei se continuarei empregada mas espero bem que sim. Nem que passe este dia a trabalhar.

Houve colegas minhas que se escandalizaram com esta minha tomada de posição face a esta efeméride. Não queria ferir susceptibilidades. Esta simplesmente é a minha opinião e vivemos num país livre para pensar e dizer aquilo que sentimos. Compreendo que elas atribuam a este dia um significado especial por terem perdido os pais. Espero não perder os meus pais tão cedo para sentir na pele aquilo que elas e a minha mãe sentem quando aguardam ansiosamente que este dia chegue.

No comments: