Friday, November 12, 2010

Adília

Logo que cheguei à ACAPO fui confrontada pela notícia da morte da minha antiga colega de formação. A causa da morte foi um AVC. Tal não me surpreendeu devido aos problemas de saúde complexos que a afectavam.

Já na altura que frequentava os cursos a Adília era uma mulher bastante debilitada em termos de saúde e não chegou mesmo a concluir o estágio devido a complicações diversas. Um dos problemas de que padecia era justamente a hipertensão, daí não me surpreender o ataque vascular cerebral.

Caracterizando a Adília, como eu a relembro agora que ela já não está entre nós, posso dizer que era uma mulher cem por cento feminina e que era exactamente o contrário de mim nos gostos e na aparência. Era incapaz de vestir uma t-shirt ou qualquer tipo de vestuário desportivo, tal como eu habitualmente visto. Usava blusas estampadas com motivos de flores e vestidos que realçavam a sua feminilidade. Era apaixonada por flores, sabia costurar e o seu maior sonho era ser decoradora de interiores.

Sobre a sua faceta demasiado feminina recordo agora com alguns sorrisos um episódio que se deu numa aula. É assim que vou recordar a Adília. Foi dito a toda a turma que no dia seguinte toda a gente iria fazer uma sessão de relaxamento no salão com o psicólogo e um dos formadores. Para isso era necessário que os formandos viessem de fato de treino. A Adília tinha ido a uma consulta ou a um tratamento e uma colega nossa estava ansiosa por ver a sua reacção quando soubesse da obrigatoriedade do uso de roupa desportiva.

Adília entrou e a outra colega tratou de a colocar ao corrente da situação:
- Olha Adília, amanhã vai haver uma aula no salão e toda a gente tem de vir de fato de treino:
Resposta pronta e com bastante ímpeto:
- QUEM FOI QUE DISSE ISSO?
A turma irrompeu em gargalhadas.

As pessoas vão, as recordações permanecem para sempre gravadas na nossa memória. Que descanse em Paz!

No comments: