Thursday, March 27, 2008

Uma espreitadela ao treino da Selecção Belga

Pois bem, depois das declarações do guarda-redes da Selecção Nacional Belga, a sempre atenta equipa deste blog não descansou enquanto não fez deslocar ao país das batatas fritas uma equipa de reportagem para ver como decorriam os treinos.

Segundo as sapientes palavras de Stijn Stijnen (assim se chama a criatura, cujos seus pais não tiveram o mínimo de originalidade para escolherem um nome) os belgas não estão empenhados em ganhar o jogo. A sua única preocupação é arrumarem Cristiano Ronaldo logo aos dois minutos de jogo.

E como treinam os jogadores para conseguirem os seus intentos? Até me mordia o corpo de curiosidade! Tive de mandar alguém para lá observar aquilo que era mais um treino para um jogo entre selecções.

Chegámos junto do quartel-general da Bélgica. Ali junto aos balneários havia sacos com gelo, ortopedistas com fartura e alguns socorristas. Aquilo parecia uma situação de guerra e não um simples treino de Futebol.

Aproximámo-nos do relvado. Nem imaginam quem é que lá encontrámos! Nada mais, nada menos que Jean-Claude Van Dam. Foi ele que esteve a dar umas aulas ao nosso amigo Stijn Stijnen e aos outros. Já vão ver. Além disso, estava a fazer segurança ao próprio centro de treinos para ninguém vir bisbilhotar o treino ultra secreto que os belgas estavam a realizar.

Já a preparar o seu braço direito para um directo à nossa cara, o conceituado actor de filmes de pancadaria ordenou-nos que nos fôssemos embora antes que viesse por ali...Stijn Stijnen. Aí ele próprio teria de fugir porque não se lembra de alguém pior que ele em temos de pancadaria e de maldade. Nem mesmo o Stalone.

Mesmo assim não desarmámos e resolvemos ir por outra porta. O personagem que vimos deixou-nos ainda mais aterrados de medo. Primeiro tivemos de procurar uma casa de banho antes de enfrentarmos a criatura. É que já nem nos lembrávamos que aquela ave rara existia. Era Gilles De Bilde, um jogador que -se não me falha a memória- teve de ir jogar para o Campeonato Holandês porque deu uma cotovelada bem certeira num jogador do Alost que o colocou na mesa de operações onde foi operado a um olho. Nem pensar em passar por ali.

Noutra das portas que dava acesso ao complexo desportivo estava uma criatura horrenda também. Todos nós a conhecemos. É o famoso ciclista Frank Vanderbroucke que vai fazendo uns biscates enquanto não regressa em definitivo à competição.

Fomos ainda ver se a outra porta estava guardada. A criatura que lá vimos não impunha grande respeito. Era...Leif Hoste- um ciclista também com as mãos prontas para arrear em quem não cumprisse as regras de segurança. Para se excitar de raiva- digamos assim- ia vendo uns vídeos de provas de Ciclismo e de quedas em que eram protagonistas aqueles ciclistas que costumam ser protagonistas de quedas. Demos lhe um tabefe e passámos à vontade.

O barulho que ouvíamos no complexo desportivo em nada se identificava com o característico bater de bolas de Futebol. Fui espreitar melhor. Era em sacos de boxe que eles batiam. E assim preparam o jogo contra a Selecção de Todos Nós!

Stijn Stijnen era o mais entusiasta. Como estava animada, a criatura dos infernos! Ele ordenou que se passasse ao acerto táctico. A esperança em que desta vez fossem treinar Futebol reacendeu.

Mandaram vir uns monos de madeira parecidos com o Cristiano Ronaldo. Vestiram cada um deles com as cores nacionais e escreveram nas costas de cada um o nome do craque madeirense.

Foi entregue um a cada jogador e Stijn Stijnen logo brindou o seu com um directo à cara, mal lhe foi entregue. O pobre boneco de madeira logo se partiu nuns poucos de bocados. Insatisfeito, o guarda-redes logo iniciou uma corrida na direcção dos Cristianos Ronaldos dos colegas. Correu-lhe mal! O colega preparava-se para entrar a pés juntos sobre o boneco e acabou por entrar a pés juntos sobre o colega. Bem feito!

Stijnen ficou furioso e iniciou-se ali um treino bem à maneira entre os dois. Foi de morrer a rir. Rezava para que ambos saíssem dali lesionados e não jogassem contra nós. Teria todo o orgulho em poder dizer quando chegasse a Portugal que aqueles morcões se lesionaram ao tentarem treinar a forma de lesionar Cristiano Ronaldo.

Pobres bonecos de madeira! Um a um foram todos feitos em pedaços. Foge Cristiano Ronaldo que eles vêm aí!

Foi mandada entrar em campo a equipa de amadores que, alegadamente, iria fazer um simples jogo-treino com a Selecção Belga. Como estavam felizes aqueles jogadores por jogarem contra os sus ídolos- se bem que qualquer pessoa com princípios morais razoáveis não se reveja num jogador como Stijn Stijnen.

Coitados! Mal sabiam eles o que os esperava! Acharam estranho terem de vestir as cores de Portugal e alinharem todos com a camisola de Cristiano Ronaldo mas...estavam eufóricos demais para repararem nesses pormenores.

Muitos deles pediram a familiares e amigos que filmassem o treino. Iria ser um momento para mais tarde recordar. Oh se ia!

Mal eles entraram em campo, logo os jogadores da Selecção Belga se deitaram a eles. Estavam mesmo possessos, os diabos vermelhos. Nunca antes o nome havia sido tão bem aplicado.

Com ares interrogativos, os desgraçados lá foram para o degredo. Stijn Stijnen lesionou cinco jogadores por sua conta. Só não lesionou mais porque dava já sinais de algum desgaste físico. Não pude evitar uma sonora gargalhada quando o guardião belga ia para rasteirar o adversário e tropeçou nos seus próprios pés. Era sinal de pouco discernimento físico e mental. Se ele fosse descansar é que campava.

Consta que os jogadores belgas saíram exaustos do complexo desportivo. Se treinassem Futebol normalmente, sairiam mais frescos. Alguns deles apresentavam mazelas bem visíveis. Bem feita!

Stijnen saiu do complexo desportivo em ombros, amparado pelos quatro seguranças que estavam a guardar as quatro portas que davam acesso ao relvado.

Os dias continuam anormalmente frios para esta altura do ano. Valha-nos haver um pouco de Sol.

Perdi o autocarro e tive de esperar pelo próximo ao frio, que até me consolei.

Sentado à minha frente no autocarro ia um homem que até metia impressão de tão obeso que era. Saiu no hospital. Se calhar ia à consulta de Nutrição.

O frio realmente é insuportável. Chega até a cortar. Mesmo assim ontem andava pela rua um estudante de calções. Só agora me lembrei.

A manhã foi calma. Com este frio quem é que se atreve a sair de casa? Eu se pudesse estava agora debaixo das cobertas. Lá é que se está bem! Ao quentinho.

E lá terminei a leitura de mais um livro bastante interessante e bem misterioso: “Qmrán- O Enigma dos Manuscritos do Mar Morto” de Eliette Abécasis e iniciei a leitura de mais um livro daqueles que eu gosto de ler: “O Diário Secreto de Da Vinci” de David Zurdo e Angel Gutierrez.

No autocarro ia uma criatura que até enervava. Ia sempre a estalar os dedos.

A tarde teve o mesmo registo calmo da manhã. O frio a fazer das suas.

O treino acabou por ser suave. Como ainda me ressentia do treino de anteontem e estava muito frio, acabei apenas por fazer corrida contínua. Andei a rolar trinta minutos e fiz outro tanto de alongamentos.

Com este frio estava-se bem em casa debaixo das cobertas. Havia uma entrevista de Valentim Loureiro para ouvir. Antes fiquei a saber que alguns jornalistas portugueses que foram esperar a Selecção Belga ao aeroporto foram agredidos a soco e a pontapé. Pelos vistos até os dirigentes treinaram!

Situação do dia:
Quem é a ave rara que tem agora o péssimo hábito de trancar a porta da entrada do prédio? Se ontem não tivessem partido o vidro, quem o partia era eu hoje. Só atrapalham a vida a quem quer trabalhar. Tive de sair pela parte da porta que não tinha vidro. Não tive mesmo outro remédio. Não é a eles que lhes faz diferença.

Bacorada do dia:
“O Windows é o sistema operativo por excelência dos atalhos.” (Que confusão!)

No comments: