Thursday, November 03, 2016

Uma espécie de alojamento nos Açores

Nos sonhos é assim: estamos a ver alguma reportagem ou programa na televisão e, de repente, já estamos no local, como se nos tivéssemos projetado até lá. Foi isso que terá acontecido aqui.

Era hora do almoço e via em casa uma qualquer reportagem sobre um local onde ficavam alojadas algumas jovens. Ali só havia raparigas de várias idades e com vários objetivos. Ali homem não entrava. Era ponto de honra.

Mas aquilo era um convento, um colégio interno ou uma prisão? Talvez um pouco disso tudo. Deparo-me com um conjunto de casas imponentes no meio do nada. Para além dessas casas, apenas montanhas íngremes e penhascos por onde pé humano não passa.

Depois explicavam as diferenças entre as diversas valências dessas estranha instituição. Havia uma casa...só para as raparigas duronas que trabalhavam no campo e...faziam obras nas próprias casas. Sim, saliente-se que ali não eram precisos homens para nada.

Subo ao ponto mais alto de uma das casas. Realmente, nem que alguém quisesse fugir, seria impossível. Eram bastante altas e só imaginar cair por ali abaixo era terrível. Viam-se ao longe outras aldeias com os seus telhados laranja. Isso desencorajava quem quer que se lembrasse de sair dali.

Uma autêntica fortaleza perdida no Atlântico!


No comments: