Thursday, November 24, 2016

“A Casa Misteriosa”(impressões pessoais)








Talvez este seja mesmo o melhor livro que li neste ano de 2016 que se aproxima a passos largos do seu final.

O que me fascinou neste livro para além da história? A incrível semelhança ente a autora deste livro- a italiana Marzia Bisognin- e eu própria. Ao ler este livro, senti que há algo que nos une, talvez o gosto pelo fantástico e por escrever sobre ele. Também Marzia é blogger, embora goste de escrever sobre moda e eu sobre Desporto, livros e música. Aventurou-se a escrever este conto, explorando o conhecimento que tem sobre os fantasmas, espíritos e seus comportamentos.

Por haver essa identificação com a autora, e sobretudo com o tema abordado, o meu interesse não residiu no desfecho da história mas sim como iria chegar lá. Eu soube desde os primeiros instantes que era isso que estava a acontecer na história porque também eu li muito sobre espíritos e fantasmas e ainda continuo a ler, justamente para também ter bagagem suficiente para explorar o tema.

Tudo quanto ali estava escrito estava correto, aquela parte do comportamento dos espíritos. Quem normalmente fica nos locais onde viveu ou morreu são os espíritos de quem morreu de morte não natural. Há uns tempos, eu gostava de ver no Bio Channel um documentário sobre contactos de celebridades americanas com o sobrenatural. Fiz um apanhado daquelas histórias e cheguei à conclusão de que quase cem por cento das entidades que assombravam os locais tinham morrido tragicamente. Somente uma ou duas pessoas morreram de morte natural e esses espíritos normalmente apareceram com a intenção de proteger ou amenizar o sofrimento da sua perda aos seus familiares, não para assustar ou fazer mal.

Também li há tempos histórias que indicam que as pessoas que morrem de acidente ou assassinadas não têm a noção que morreram e continuam a agir como se ainda estivessem vivas, dirigindo-se onde iam quando tiveram o acidente ou outra fatalidade qualquer que fez com que perdessem a vida. Pois é disso que trata esta obra e foi disso que tratou também aquele filme protagonizado pelo Bruce Willis que era um psicólogo que seguiu a vida dele depois de ter sido assassinado em sua casa. Agora não me lembro como se chama o filme, até porque o vi na versão dublada.

Estaria aqui a dissertar sobre este tema longas horas mas haverão outras oportunidades para o aprofundar, até porque eu tenho muitas obras que abordam estes assuntos. A curiosidade sobre estas coisas sempre me levou a querer saber mais. Desde tenra idade. É mais forte do que eu.

No comments: