Wednesday, November 09, 2016

O Mundo acordou diferente hoje


Há dias, naquela viagem à Guarda de que já falei aqui, comentávamos músicas que conhecíamos. A minha amiga Isabel gosta particularmente desta de uma banda nacional que pouco mais teve do que este sucesso. Ela aprecia essencialmente a letra que tem uma mensagem profética e muito atual. A última parte fala da chegada de um homem forte que destruirá o Mundo. Quem será essa criatura que ainda não chegou? Todos os que tomavam parte na conversa eram unânimes em afirmar que esse tempo estaria próximo. Eu sempre fui dizendo que essa criatura estaria por dias e lembrei-me, desde logo, de Donald Trump- o homem que surpreendentemente hoje foi eleito presidente dos Estados Unidos. Será ele também a Besta do Apocalipse?

De uma coisa há a certeza, se o Mundo inteiro tivesse a oportunidade de eleger o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump seria derrotado em toda a linha. Na rua, nos cafés, nos supermercados, por todo o lado não se fala de outra coisa e as pessoas encontram-se apreensivas. Mesmo quem não percebe nada de política não deixa de mostrar o seu desagrado face à escolha surpreendente dos eleitores norte-americanos.

Os mercados ressentem-se, os governantes mundiais não têm outro remédio, que não felicitar o novo Senhor do Mundo. Por dentro, no seu íntimo, reina a incerteza quanto às relações que possam estabelecer de hoje em diante com os Estados Unidos.

Mas que vai ser do Mundo com um homem que a cada frase causa polémica ao leme dos destinos dos Estados Unidos? Um homem que tece comentários xenófobos, racistas e machistas, que prometeu uma política de imigração mais restritiva...É este o homem que governará os nosso destinos também?

Vamos ver o que isto tudo reserva mas ninguém certamente estará à espera de coisas boas. O Mundo acordou em choque e logo percebeu que, a partir de hoje, nada será como dantes.

No comments: