Monday, November 07, 2016

Barretes amarelos e vermelhos

Nunca é demais sugerir alterações que visem melhorar e facilitar a vida dos árbitros de Futebol. Fala-se muito na implementação de novas tecnologias nos relvados mas eu sonhei com algo mais simples, especialmente naquelas alturas em que o jogo descamba e o juiz perde o controlo na amostragem dos cartões.

Eu aposto que nunca ninguém se lembrou disto mas eu fui mais longe e sonhei-o. É daquelas coisas sem explicação.

A proposta nada tem a ver com inovações tecnológicas, aliás, a questão até é bem simples e, nos meses de frio que estão aí, muitos jogadores haveriam de querer ver cartão amarelo para ficarem com as orelhas mais quentinhas. Trata-se da amostragem do cartão amarelo ou vermelho...através de um gorro ou barrete que se colocava na cabeça do jogador. Assim o árbitro e especialmente o público nas bancadas sabia sempre para quem foi o cartão, pois o jogador passaria a usar o gorro amarelo.

Sonhei que havia um jogo-teste, digamos assim, para experimentar esta ideia louca que de certeza a International Board não aprovaria. A certa altura, já andavam imensos jogadores das duas equipas com gorros amarelos.

Assim a frio, acho que a medida não iria resultar porque havia sempre aquele engraçadinho que colocava o barrete amarelo na cabeça do colega ou mesmo do adversário, isto para não falar do próprio árbitro. Já que há quem roube os cartões e os mostre aos juízes da partida, com os chapelinhos amarelos seria pior.

Fica o registo de mais um sonho engraçado daqueles que me assolam amiúde.


No comments: