Tuesday, November 22, 2016

“Não Peças Demais À Vida”- Amália Rodrigues (Eu Não Conhecia Isto)


Continuemos no fado! E falar de fado é falar de Amália Rodrigues- a sua mais prestigiada intérprete.

Eu também pensava que conhecia a maioria das canções de Amália, apesar de só lhe ter dado valor muito tardiamente e já depois de adulta. Se calhar até conheço mas há sempre uma ou outra que nem sempre passa tanto na rádio ou foi ofuscada por outras canções que faziam parte dos mesmos trabalhos discográficos. Acontece isso com todos os artistas e eu normalmente gosto dessas canções, as que estão lá no meio de um álbum recheado de sucessos.

Já aqui apresentei há tempos outro tema da Amália que não conhecia intitulado “Lar Português” que, ao estilo da “Casa Portuguesa”que toda a gente conhece e que, inclusive, eu me lembro de ter lido num livro de leitura da escola primária, e da “Cantiga Da Boa Gente” que enaltece a vida simples, honesta, singela. Este é outro tema que aborda o mesmo assinto. Devemos aceitar a vida como ela é, não pedir demais, não desejar o que não se pode ter. Este poema, como se pode ler na introdução ao vídeo, foi escrito por Álvaro Duarte Simões que devia ser alguém cuja ambição não cabia nos seus pensamentos.

Também se pode ver este tipo de poemas de outra forma, à luz do que era Portugal nesses tempos do Estado Novo. Pensar demais, querer demais, ambicionar por outros voos não seria muito bem aceite pelo Regime, daí haverem muitas canções enaltecendo a vida simples de quem trabalha, a vida em família, a vida no campo e as comidas singelas e tradicionais tão ao jeito lusitano.

Realmente não podemos pedir demais à vida mas também não podemos ficar de braços cruzados quando sentimos que podemos fazer alguma coisa parra mudar.

No comments: