Tuesday, September 27, 2016

“Trem Das Onze”- Gal Costa (Música Com Memórias)


Não deixo de sorrir sempre que ouço esta música. A razão passo-a a narrar a seguir. É uma história deliciosa.

Sempre tivemos a rádio como companhia desde tenra idade. Ao virmos da escola, com a lareira já à nossa espera, estava o velho rádio (que ainda hoje toca) com músicas sempre prontas para ouvirmos.

Depois, um pouco mais tarde, nós próprias escolhíamos as rádios que ouvíamos e quase sempre ouvíamos a Emissora Voz da Bairrada que estava situada em Oliveira do Bairro. Muitas vezes passava esta música já bastante antiga de Gal Costa que nós, na nossa tenra idade, julgávamos que tinha saído ontem mesmo.

E o que fazíamos nós sempre que passava esta canção na rádio? Cantávamos a plenos pulmões e em coro. Eu e a minha irmã somos muito diferentes. Diferentes demais até. Quanto a cantar este tema, estávamos de acordo e, sem combinarmos, lá íamos enchendo o quarto cantando a duas vozes quase perfeitas em sintonia.

Algumas vezes exagerávamos no dramatismo da música e desatávamos a rir. Quando a música acabava, ainda a cantávamos. Ainda hoje, ao escrever isto, recordo as nossas vozes infantis por cima da música original, com algum riso à mistura, tudo porque alguma de nós dava algum ênfase a alguma frase da letra.

Belos tempos, esses!


No comments: