Wednesday, September 21, 2016

Quem nunca marcou um golo, que se acuse



O Guimarães acabava de marcar perante o Belenenses e eu ia olhando para o telemóvel. Observando um jovem que sigo no Instagram, surgiu esta pergunta um pouco curiosa: será que aquele jovem alguma vez marcou um golo?

Bem, sempre lhe podia perguntar mas não é propriamente daqueles para quem eu falo. Em vez disso, comecei a deflectir sobre o tema que me tinha assolado a mente. Comecei a pensar em quem não havia marcado golos na vida certamente. Nessa lista incluem-se todas as senhoras de idade mais avançada que eu conheço. Naquele tempo, na escola, as meninas não faziam Educação Física e acho que também não jogavam a bola na rua, como eu tanto gostava de fazer..

Talvez a minha irmã nunca tenha marcado um golo, nem nas aulas de Educação Física na escola. O meu pai? Tenho dúvidas. Acho que ele não era muito de jogar a bola na rua.

Já eu jogava a bola na rua. Também só marquei um golo na vida, num local onde estava uma baliza que se visse, não peças de roupa ou paus a marcar. Vou narrar o meu golo!

Tinham limpo um terreno que existe perto de minha casa e houve uma altura, andava eu aí no décimo segundo ano, em que se faziam ali jogos de Futebol. Num Domingo de manhã, chamaram-me para eu vir jogar. Eu andava com a minha bola a dar toques ali perto. A bola do jogo até era a minha e formaram-se equipas mistas.

Na baliza estava um rapaz da minha terra que era muito magrinho. Eu jogava a central ou a lateral- esquerda sempre. Não era propriamente das posições avançadas. A bola veio na minha direção, eu estava ao pé da outra baliza e mandei um balão lá para a frente para aliviar. Como o campo era pequeno, a bola facilmente chegou à outra baliza. Aí desceu e foi ao ângulo. Foi um belo golo! Tenho uma vaga ideia que esse jogo terminou empatado a uma bola.

De referir que a minha bola rebentou pouco depois, talvez devido à ação de alguma pedra. Aquilo era terra batida.

E assim narrei o único golo que marquei na vida. Um dia, se alguém se lembrar de fazer a mesma pergunta vendo a minha foto na Internet, se tiver certa dose de loucura para refletir profundamente sobre este assunto, sempre pode vir aqui consultar este texto.

No comments: