Thursday, September 08, 2016

“Setembro”- José Alberto Reis (Música Com Memórias)



Estamos em Setembro. Os dias continuam quentes, convidando a andar ate mais tarde pela rua depois do trabalho. Mas não é por isso que hoje resgatei esta música das profundezas das minhas memórias. Inexplicavelmente, acordei com esta música na cabeça e ela não me largou durante todo o dia.

Não raras vezes dei por mim a trautear esta canção e a tentar lembrar-me de algumas partes da letra. Na verdade, já não ouço isto há algum tempo.

Esta música lembra-me os tempos das rádios locais, dos discos pedidos por escrito ou por telefone, com as suas dedicatórias românticas, extensas e por vezes loucas.

José Alberto Reis apareceu nessa altura, tinha eu uns nove ou dez anos. Começou, desde logo, a ser solicitado nos programas de discos pedidos, especialmente por namorados, dada a sua vertente romântica. Esta era uma das suas músicas de eleição.

Naquela alturra eu não gostava de música portuguesa, apesar de não conhecer outra língua, ao contrário do que acontece hoje. Normalmente eu costumava mudar o rádio de estação para ver se apanhava outras músicas que dominavam os tops, de preferência, mais ritmadas. Como a minha avó adorava música e gostava de ouvir os discos pedidos, fazia um esforço por deixar o rádio onde estava. Então conhecia estas músicas todas, gostasse ou não gostasse.

Hoje está-me a saber bem ouvir isto. É incrível como amadurecemos e vamos ficando mais nostálgicos, mais sentimentais, sei lá.

No comments: