Tuesday, September 06, 2016

“O Terceiro Bispo” (impressões pessoais)


Já há algum tempo que não lia um livro assim de uma penada. Também o facto de estar de férias ajudou um pouco mas a obra também era boa.

Ainda bem que começam a haver bons escritores de suspense em Portugal, algo que diziam não haver. Não ficam nada a dever aos americanos que são os melhores nesta vertente da literatura que é a minha favorita.

Frederico Duarte Carvalho prende-nos da primeira à última página com uma história incrível que tem como base o terceiro segredo de Fátima, as profecias de São Malaquias e as profecias de um monge de Pádua acerca dos Papas e do futuro da Igreja. Partindo daqui, surge uma intrigante teoria da conspiração para que estas profecias se cumpram, reforçando assim a Igreja.

Imagine-se que o centro desta trama está...em Lisboa! Acho que seria impensável qualquer grupo ou corrente religiosa assim de grande monta estar a operar a partida da nossa humilde Capital mas também era da maneira que ninguém os iria incomodar. Se fosse a partir de Londres, Paris, Washington, Nova Iorque ou outra grande cidade, como acontece na maioria dos livros semelhantes a este, certamente cairiam mais depressa em cima deles. Ah, e em vez de termos um polícia, um detetive ou um antigo agente do FBI a quem aconteceu algum infortúnio, temos um jornalista desempregado e um advogado.

A obra é muito interessante e foi necessário o autor ter uma imaginação muito em forma para conjeturar toda esta trama.

Sinceramente, gostei bastante deste livro e recomendo a quem goste de suspense e de livros que prendam a atenção.

No comments: