Wednesday, September 21, 2016

Primeiros passos









Num Domingo muito bonito de final de verão, rumámos a São Jacinto para ali iniciarmos mais uma época de caminhadas.

Ao contrário das expectativas gerais, não caminhámos à beira-mar mas sim na Reserva Natural Das Dunas de São Jacinto no percursos assinalado a vermelho naquele trilho que se encontrava em ótimas condições e não ofereceu dificuldades.

Tivemos de nos dividir por causa das aves que ali habitam. Também tivemos de fazer o menor barulho que conseguíssemos. Em muitos locais, seguimos mesmo em fila indiana e em silêncio. O caminho era estreito e quase não dava para ir a par.

Terminada a jornada, também nos dividimos para ocupar os restaurantes que ali haviam. Desconhecíamos por completo que era dia de festa em São Jacinto.

Depois de termos almoçado, tivemos tempo de ver algo nunca antes visto e que vale a pena ser presenciado ao vivo. É uma cerimonia muito bonita, mesmo para mim que não vibro muito com estas coisas de religião.

Em quase todas as localidades de Portugal há uma procissão em honra da santa padroeira do lugar que percorre as ruas...só que ali a santa padroeira não percorre as ruas...percorre o mar. aquela procissão faz-se toda de barco. Imaginem os andores com os santos em barcos, o padre e a banda num enorme barco, as flores espalhadas pela água, tal como normalmente se espalham na estrada.

Explicaram-me alguns habitantes de São Jacinto que a Senhora dos Navegantes chega de barco vinda da Gafanha da Nazaré para saudar a Senhora das Areias, padroeira de São Jacinto. Trata-se de algo inigualável e todas as palavras aqui debitadas são suficientes para o descrever. Não admira estar ali muita gente. Muitos terão vindo de fora.

As fotos da caminhada são poucas, pelo facto de o trilho ser estreito e seguirmos em fila.

No comments: