Sunday, March 29, 2015

“I Wanna Wake Up With You”- Boris Gardiner (Música Com Memórias)






Bem, hoje vou fazer algo diferente. Normalmente coloco aqui uma música e conto uma história, narro um momento em que essa música esteve presente na minha vida ou foi associada a algo que aconteceu no Mundo. Hoje não trago apenas um momento, trago dois. Sim, esta música da qual sempre gostei, mesmo quando detestava música mais calma quando era mais jovem, permite que recorde dois momentos da minha vida bem afastados no tempo.

Assim de cor e sem consultar o Google, coloco esta música em 1985 ou 1986. Penso que não é de anos anteriores. Estávamos nesse Verão desse ano. Havia uma senhora que morava perto de minha casa numa casa grande que hoje é habitada por outras pessoas. Houve uma vez que ela nos deu um saco com roupas. Lembro-me que também deu ao meu vizinho, por acaso uns fatos de treino que eu depois fiquei com os casacos quando já não lhe serviam. Nesse saco que a senhora nos deu havia dois pares de calções e duas t-shirts. A minha irmã ficou com os calções laranja, feitos de um tecido grosso como o dos pijamas e com a camisola branca. Eu fiquei com os calções brancos e com a camisola azul escura. Talvez essa divisão se tivesse feito por os calções brancos e a camisola azul serem ligeiramente maiores e eu ser ligeiramente mais alta que a minha irmã.

Uma vez na escola tínhamos visto umas gravuras dos homens primitivos e eles usavam umas tangas laranja. Então eu associei os calções laranja aos homens primitivos e associei-os também … a esta música que passava muito na altura.

Fomos para a praia da Barra uma bela tarde. Para o Paredão, para ser mais precisa. Havia uma senhora em Aveiro que era muito rica e tinha uma enorme casa com tudo o que era bom. Infelizmente essa senhora faleceu há coisa de uns dois anos. Quando íamos a Aveiro para as consultas íamos lá a casa sempre. Lembro-me que dessa vez dormimos a sesta na varanda dela ou algo assim. Depois fomos então para o Paredão enquanto não apanhávamos a camioneta ao final da tarde.

A minha irmã sempre gostou imenso de ir para o Paredão da Barra. Em casa da madrinha Júlia, como chamávamos à senhora de Aveiro que frequentava muito a nossa casa quando éramos pequenas, vestimos os nosso trajes de ir para a praia e que acima referi. Era já o final da tarde e nós banhávamo-nos avidamente naquela espécie de lagoa. Aqueles calções laranja depois de molhados pesavam imenso. Houve uma vez em que eu os vesti e fui para Mira ou para a Costa Nova com eles vestidos mas também me lembro que alguém me deu uns calções muito semelhantes a esses laranja mas tinham riscas de várias cores. Esses sim, eram meus e eu lembro-me de também ter ido para a praia com eles numa ocasião. Esses ainda pesavam mais depois de molhados. Lembro-me bem disso.

Passemos agora para Fevereiro de 2012. E inverno e faz um frio de rachar. Estreio-me nestas andanças das caminhadas em Castelo Viegas. Lembro-me de os trilhos de terra batida estarem cheios de gelo. Há post nestemeu blog desta caminhada.

Estas caminhadas em Castelo Viegas repetem-se todos os anos. Este ano até houve duas mas não fui a uma por me encontrar doente. Normalmente começamos e acabamos essas caminhadas junto às instalações de uma colectividade associativa. Enquanto caminhamos, eles preparam os nossos almoços à base da sopa tradicional e preparam também a animação musical para depois darmos um pezinho de dança. Antes dessa primeira caminhada em que eu participei, tocava incrivelmente esta música. Uma maneira de esquecer o frio!

Nesta noite amena, volto a ouvi-la. É uma daquelas músicas que me transmite uma sensação de aconchego, de calor, de segurança.




No comments: