Wednesday, March 18, 2015

Desenhando a professora de Físico-química



De vez em quando lembro-me de cada coisa! Felizmente que tive a ideia há uns tempos atrás de apontar as coisas absurdas que me surgem assim do nada, dos cantos escondidos das minhas memórias.

Desta vez a ideia absurda nem surgiu assim do nada. Teve a ver com um nome e o meu cérebro logo começou a trabalhar a duzentos à hora. Desenganem-se aqueles que pensam que parei o que estava a fazer. Continuei a trabalhar mas com um sorriso estampado na cara.

Esta história remonta ao oitavo ano. Tínhamos uma professora de Físico-química que, se a memória não me falha, era daqui de Coimbra. Eu devia ser a única pessoa da turma que gostava dela e não ia para as aulas fazer trinta por uma linha. Então as aulas que aconteciam à quinta-feira às últimas horas da tarde eram memoráveis. Lembro-me de uma vez em que, pelo horário de Inverno, apagaram as luzes, ficando a sala às escuras enquanto a professora escrevia no quadro. Por outra vez alguém sacou de um frasco de perfume, ficando a sala à maneira de não se poder respirar. Coisas dos tempos de juventude! De referir que antes dessa aula tínhamos Educação Física ou algo assim.

Bem, houve uma ocasião em que tivemos hora livre a outra disciplina qualquer e, para matar o tempo, saquei do material de Educação Visual e comecei a desenhar. Lembrei-me de desenhar a nossa professora. Nutria uma certa simpatia por ela e não estou a ser irónica. Muita vez a defendi das tropelias dos meus colegas.

Concluída que ficou a obra de arte, resolvi mostrá-la ao resto da turma. Perguntei quem era que estava no desenho. E logo vai o meu primo que era da minha turma em alta voz:
- “É A PROFESSORA DE FISICO-QUÍMICA!”

O resto da turma concordou que era e, nessa tarde, resolveram apoderar-se do meu desenho e mostrá-lo à professora. Não me lembro se ela gostou.


No comments: