Tuesday, November 13, 2012

Sarilho no trilho








Tivemos sorte. Depois do muito que choveu de madrugada, amanheceu um dia radiante de sol com uma temperatura agradável. Um dia perfeito para passar ao ar livre e, naturalmente, para fazer uma caminhada.

Cantanhede acolheu-nos. Começamos na antiga estação de comboios onde foram prestadas homenagens aos caminheiros já falecidos e onde aquecemos junto com os caminheiros locais.

Seguimos pelas vinhas que emprestavam à paisagem outonal umas cores bem agradáveis. Como havia chovido, era natural que os trilhos estivessem cobertos de lama que rapidamente se entranhou nos pés e na roupa. Todo o cuidado era pouco para não se escorregar ou não se enfiar os pés na água.

Entrámos depois num bosque bem agradável, cheio de árvores, plantas de diversas espécies e com uma interessante mistura de odores de ervas aromáticas. Havia imensa lama por lá e uma espécie de plataforma de madeira que estava molhada e escorregava muito. Pareceu-me ter ouvido alguém a cair lá mas não tenho a certeza.

O trilho com o sugestivo nome de Trilho do Sarilho (apelido do dono do terreno) tinha muitas encruzilhadas. Consta que houve quem se tivesse dispersado. Uma pequena distracção era fatal. Para não voltar a acontecer, houve que parar algumas vezes para esperar que o grupo estivesse novamente unido.

Ainda bem que levei bastão! Assim não caí de costas na lama. Sempre que escorregava (e não foram poucas as vezes) sempre tinha onde me apoiar.

Para o fim o percurso começou a endurecer um pouco mas à nossa espera havia castanhas assadas e jeropiga. A tarde seria de grande animação.


No comments: