Thursday, November 15, 2012

Jogo exótico e acidentado



Aceitando um milionário cachet oferecido pelo Presidente do Gabão (o povo a morrer de fome e os políticos a gastarem dinheiro em caprichos), Portugal deslocou-se com alguma polémica a esse país africano para uma jogo amigável que ficou empatado a duas bolas.

Este jogo foi marcado por inúmeras peripécias e acontecimentos insólitos. A figura principal foi o árbitro, também ele africano, que assinalou três grandes penalidades, quase assinalou um golo fantasma ao Gabão e apitava com tanta exuberância e espalhafato, que se ouvia por todo o estádio.

As hostilidades abriram muito bem. A banda filarmónica lá do sítio tentou tocar o nosso Hino Nacional mas eu quase nem reconheci a música de tão mal tocada e desafinada. Espero que alguém tenha filmado e colocado no Youtube. Será mais um vídeo a acrescentar a alguns que eu consegui recolher de acontecimentos insólitos em cerimónias antes de jogos de selecções. Ah, não perderam tempo. Já aqui está! Porreiro!



Consta que Portugal nunca jogou com o Gabão. Os jornalistas só se lembram de o Antchouet ter jogado em Portugal e de uma ténue passagem do guarda-redes que esta noite estava na baliza africana ter tido uma ténue passagem pelo Paços de Ferreira. Eu lembro-me de outro que jogou no Chaves e que se chamava Parfait.

Começa bem esta transmissão. Com cortes. Ainda vamos ficar sem jogo.

O equipamento do guarda-redes do Gabão é muito engraçado. Não me lembro dele no Paços de Ferreira. Deve ter jogado muito, deve, para eu não me conseguir lembrar dele.

Parece que forneceram a constituição da equipa do Gabão com os números todos trocados. Os jornalistas portugueses que se arranjem! Que divertido que isto está a ser!

O Jogador Número Três do Gabão chocou com Varela e está no relvado.

Hélder Conduto:
-“O árbitro agora consulta a bola.”
Bem, estamos em África, terra de gente dotada com poderes sobrenaturais. Se este senhor conseguir ver o futuro através de uma bola de Futebol, abre-se uma nova era no ramo das ciências ocultas. Estas bolas sempre são mais fáceis de conseguir do que as bolas de cristal.

Pepe, hoje capitão de equipa, já espalha o seu charme pelas Africas, mostrando aos adversários a sua exagerada agressividade que coloca em cada lance que disputa. Atropelou logo dois.

O Jogador Número Sete do Gabão cria muito perigo. Estamos com vinte e cinco minutos de jogo e o relvado já parece um campo de batatas. Daqui um bocado não é verde. É amarelo, castanho, laranja, da cor da terra…

Este Jogador Número Sete do Gabão é um craquezinho.

Ruben Micael vê o primeiro amarelo do jogo por entrada justamente sobre o jogador de quem falava.

Há agora grande penalidade a favor do Gabão. Foi Sílvio a cometer a falta. A grande penalidade e convertida.

Agora a grande penalidade é na outra área. Penso ter sido o Jogador Número Doze sobre Eder. Foi mesmo. Pizzi converte a grande penalidade e restabelece o empate.

O Jogador Número Seis do Gabão vê o cartão amarelo por falta dura sobre Ruben Micael. O madeirense está caído.

Há alguma imprecisão na identidade do Jogador Número Doze do Gabão. Os jornalistas conhecem-no. Parece que ele joga em França mas traz outro número e outro nome na camisola. Bem, eu dou um palpite para o que aconteceu. Terá vestido a camisola do colega por engano ou então sabotaram-lhe o equipamento. Também existe a possibilidade de ele ter deixado o seu equipamento em casa e ter vestido o de um colega. Mais desenvolvimentos sobre este assunto mais à frente. Seguimos porque o Gabão está a criar perigo.

O Jogador Número Dezassete do Gabão sai lesionado para entrar o Jogador Número Cinco.

Ih que confusão para ali vai! Foi provavelmente o golo mas estranho a que assisti e já vi milhares de jogos. Afinal nem é golo. A bola nem sequer tinha beijado a linha. O árbitro auxiliar viu bem o lance. Apesar de toda a balbúrdia, foi mais um sinal de aviso para Portugal.

Chega o intervalo com a igualdade a uma bola a registar-se.

Custódio vê o cartão amarelo por travar uma jogada de contra-ataque do Gabão que inicia esta segunda parte com grande perigo.

O cartão é agora mostrado ao Jogador Número Cinco do Gabão.

Há agora bola ao poste da baliza do Gabão que logo responde em contra-ataque.

Do lado de Portugal, saiu indubitavelmente Eder e entrou Hugo Almeida. Do lado do Gabão saiu o Jogador Número Seis e entrou o Jogador Número Vinte E Dois que parece que não consta da ficha de jogo que foi entregue aos jornalistas. Ainda bem que os jornalistas portugueses se devem ter prevenido e passado estes últimos dias a estudar os jogadores do Gabão, as suas fisionomias, a sua forma de correr…De outra forma estavam perdidos. O jogador parece já ter sido identificado.

Parecem cansados, os portugueses. O Gabão até já merecia o golo pelo empenho que está a colocar em cada jogada de ataque.

É Portugal quem chega ao golo por Hugo Almeida completamente contra a corrente do jogo.

No Gabão entrou agora…o Marcolino.

Varela sai e entra Paulo Machado.

Mais uma grande penalidade assinalada! Desta vez é para o Gabão por alegada mão que Ricardo Costa colocou na bola em plena área de rigor. O Jogador Número Quinze do Gabão converte-a e restabelece o empate, desta vez a duas bolas.

O Jogador Número Doze do Gabão parece em sérias dificuldades. Chocou com o seu guarda-redes.

Bruno Alves já aplica os seus famosos cotovelos na nuca do tal do Marcolino.

O nosso amigo que arranjámos hoje- o Jogador Número Doze do Gabão- reentra em campo com a cabeça ligada. Desta vez bem podia mandar vir a camisola quatro, inicialmente atribuída a ele na ficha de jogo. A camisola que enverga ficou cheia de sangue. Se não tem outra para vestir, mais vale ser substituído. Bem, ainda há a hipótese de ele vestir uma camisola de quem saiu, como faz o Beira-Mar por cá porque ali o dinheiro também não dá para comprar camisolas ao desbarato.

Isto é incrível! Tirou-se um cruzamento na área do Gabão. A bola foi para o outro lado. Ninguém foi à bola. Pensaram que ela tinha saído, não sei. Espantoso! Este jogo dá para tudo.

Beto aplica-se a remate do autor do primeiro golo do Gabão.

Há agora um choque entre os dois números onzes. É curioso!

Rubem Amorim ainda vê mais um cartão amarelo exibido pelo sorridente e simpático árbitro que veio do Gana.

Hugo Viana também vê o cartão amarelo. O livre é perigoso. Há pouco, uma falha de Beto quase que dava golo para o Gabão.

Agora é que entra o Jogador Número Quatro do Gabão. Eles terão as camisolas trocadas ou coisa assim.

O jogo termina com uma igualdade a duas bolas num jogo inclassificável de tão estranho que foi. Passou-se muita coisa mesmo fora do vulgar. Foi um fartote.

Foi uma quarta-feira de selecções. Para além deste jogo, há a registar a vitória por 3-2 da Selecção Sub-21 sobre a Escócia num jogo amigável realizado em Setúbal e no Futsal Portugal foi eliminado do Mundial na Tailândia pela Itália perdendo 4-3 apos prolongamento. Ainda estivemos a ganhar mas não aproveitámos.

No grupo de Portugal a contar para o Mundial 2014. Irlanda do Norte e Azerbaijão encontraram-se em Belfast e empataram a uma bola. Portugal tem é de se preocupar com Israel. Mau é se agora se têm de preocupar com o Azerbaijão ou a Irlanda do Norte que só não ficam em último do grupo porque está lá o Luxemburgo.





No comments: