Tuesday, November 27, 2012

"El Português II "(impressões pessoais)


Carlos Paiãoi e Herman José tiveram olho para fazerem um hino tão cómico e bem humorado para a campanha portuguesa no México 86. Realmente esta espantosa, atendendo ao que dizem que foi esse Mundial. Já que Paulo Futre colocou a letra desta canção no seu livro...




Quem melhor do que o contador de estórias genuíno e bem lusitano que é Paulo Futre para nos contar o que se passou realmente em Saltilho? Ele estava lá. Foi protagonista e conta-nos, à sua boa maneira, como tudo se passou.

Avivou a memoria de muita gente e contou o que se passou a quem apenas tinha ouvido falar por alto. Foi o meu caso. Na altura não acompanhava o Futebol como hoje. Tinha nove anos e só tinha olhos na televisão para as tabelas de música. Penso que o primeiro jogo que vi do princípio ao fim foi a vitória do Porto em Viena contra o Bayern de Munique. Esse jogo lembro-me de ter visto. O Mundial 86 não vi e só sei por alto que essa campanha foi vergonhosa para as cores nacionais. Agora fiquei esclarecidissima sobre o que se passou.

Paulo Futre e mesmo um personagem. Não tem papas na lingua, conta mesmo tudo sem deixar nada para trás. Por acaso tive pena de não ter ido assistir à demonstração que ele fez de Goalball. Deve ter sido divertido!

Bem, agora ando à procura do primeiro livro dele. Pensava que esta era uma reedição do anterior mas não. É um novo livro. Já o vi por aí mas agora não o encontro. É sempre assim.

Para terminar, recordemos o momento que colocou novamente Paulo Futre nas luzes da ribalta depois de ter pendurado as botas. Digamos que ganhou uma segunda vida. Depois disto, descobriu-se que, para além do excelente jogador que foi, Futre também tem outros dotes. De humorista, de contador de estórias...Portugal já merecia um artista assim!




No comments: