Tuesday, November 06, 2012

“As Ligações Perigosas” (impressões pessoais)



Chega ao fim a leitura de um clássico da literatura mundial, três vezes adaptado ao cinema, se bem que eu não encontre nenhum dos filmes para ver como conseguiram adaptar esta obra tão originalmente escrita para o grande ecrã.

Tratando-se aparentemente de um romance erótico, claro que o seu autor tinha de ser francês. Alias, isto até pode ser um preconceito meu mas eu associo muito a França ao erotismo, ao romantismo, à sedução, à voluptuosidade, à tentação…

Para romance erótico, esta obra deixa um pouco a desejar. Poderá ter realmente provocado escândalo mas tal se deveu ao facto de partir de factos reais de pessoas altamente influentes na alta sociedade parisiense. As cartas existem mesmo e as pessoas também existiram e eram muito respeitadas na época, isto é, antes da Revolução Francesa.

As pessoas pertencentes à alta sociedade tinham de possuir virtudes e não se comportarem como meros mortais. Pelos vistos, ainda se portavam pior que meros mortais, especialmente a Marquesa e o Visconde que são os personagens mais importantes desta história.

Só no final do livro (lendo as notas) é que eu percebi por que razão os dois personagens se queriam vingar de Gercourt. Simplesmente ele trocou a Marquesa pela amante do Visconde. Tendo sido ambos traídos, uniram-se para se vingarem dele, usando meios pouco convencionais e sacrificando aquilo que na época era muito importante- a honra da jovem que estava prometida em casamento a Gercourt. Ambos quiseram fazer dela uma devassa aos olhos dos usos e costumes da época.

Nota-se bem aqui que, felizmente, a sociedade evoluiu. Eu seria incapaz de viver naquele tempo em que não havia liberdade nenhuma. Havia que sacrificar sentimentos, gostos pessoais, e a própria felicidade sempre com medo de parecer bem ou mal à sociedade. Hoje em dia ainda se vive assim, especialmente no meio rural, mas não se nota tanto como naquela época. Muito desgraçadas eram as pessoas, apesar do dinheiro que pudessem ter!

Voltando aos nossos personagens, é incrível o trabalho rasteiro a que ambos se prestam apenas e só para irem para a cama com o homem ou a mulher que querem. Muito complicado e o Ser Humano! Segundo dizem as Escrituras, tudo começou quando Eva deu a comer a Adão a maçã. Se a culpa não fosse de quem já não está entre nós para se defender, hoje não haveria tanto escândalo, tanta intriga, tanto rodeio, apenas e só por algo que é dado ao Homem pela Mãe Natureza, tal como deu aos restantes seres vivos.

Hoje em dia, escândalos rebentam todos os dias nos jornais, carreiras auspiciosas se destroem, pessoas caem no desespero. Porquê? Porque essas pessoas apenas se limitaram a seguir os seus instintos animais.

Atribuo nota positiva a esta obra. A ideia que o autor teve em reunir todas aquelas cartas e lhes dar um seguimento lógico de forma a constituírem uma história é de louvar. Como romance erótico propriamente dito, fica muito aquém mas sempre tem o interesse de se tratar de um romance de época.

De seguida vou ler um pequeno livro que diz muito aos deficientes visuais e que promete uma reflexão mais aprofundada da minha parte.

No comments: