Thursday, November 29, 2012

"O Mistério Da Casa De Riverton" (impressões pessoais)


Esta era uma daquelas obras que nos deixam na dúvida. Ou é muito boa e nos surpreende, ou acaba por ser um autêntico fracasso.

A ideia é muito interessante: uma das criadas que serviram na mansão, a pretexto da visita de uma realizadora americana que a quer entrevistar, resolve contar as suas memorias. O destinatário é o seu neto que há muito não vê. A idosa utiliza um gravador para ali gravar as suas memórias e contar o segredo sobre as verdadeiras causas da morte de Robert Hunter, mais conhecido como Robbie.

A obra é sempre envolta em pequenos misterios que são uma forma de prender o leitor. Até ao fim mesmo.

Para o final, à medida que a vida foge da personagem principal, os factos são mais misturados. Passado e presente misturam-se e acabam por confundir a personagem quando visita pela última vez a mansão. Digamos que ela apressa os acontecimetos e conta como as duas irmãs, depois da morte do homemem que ambas amaram, acabam também por sucumbir.

Para o fim ficou sempre a questão da morte de Robbie que era a razão de ser desta obra.

Desde o início que suspeitei numa questão secundária nesta obra: Grace- a personagem que narra os acontecimentos- é filha de Frederick e irmã das protagonistas apaixonadas de Robbie. O pai delas tivera um caso amoroso com a sua mãe que também fora empregada em Riverton. Quando engravidou, abandoonou o trabalho e foi viver para a aldeia onde criou a filha antes de a enviar para a mansão para imitar os seus passos. Ela acaba por se afeiçoar às irmãs logo que chega. O pai também a reconhece e é através dessa reacção de Frederick assim que vê Grace que me leva a desconfiar que ela é sua filha. Não me enganei.

Fica aqui uma curiosodade. Eu conheço um Robert Hunter. Este. Acho que ele tem de pedir uns troquitos a Kate Morton por ter dado o seu nome a um dos seus personagens. Bem, pela descrição do Robert Hunter do livro, não tem mesmo nada a ver.




Resumindo, trata-se de um romance de época muito bom, com mistério, com histórias dentro da mesma história, com tudo o que é capaz de cativar o leitor até à última página.

No comments: