Tuesday, March 20, 2012

“Equador” (impressões pessoais)



Desta vez resolvi ler um livro escrito por um autor português. Já havia comprado este livro há tempo devido à sua adaptação para uma série que vi assim por alto e porque viam lá em casa. Sabia mais ou menos o enredo da série e, como ouvi dizer que o livro nada tinha a ver com a série, resolvi comprá-lo para comprovar. Por acaso discordo dessa opinião. Penso que o enredo da série está fiel ao livro.

Achei esta obra bastante interessante e enriquecedora a nível cultural e histórico. Ao lermos esta obra somos transportados para África e para um Portugal longínquo.

Foi uma excelente ideia de Miguel Sousa Tavares em trazer este tema para a sua obra- o tema do trabalho escravo nas roças de S. Tomé já em pleno século XX.

Achei deveras curioso o facto de o Rei de Portugal ser descrito tal e qual Susan Sontag descreveu o Rei de Nápoles numa obra que li há tempos. Pudera! Os reis, fossem eles de Nápoles, de Portugal ou de qualquer outro Reino tinham criados para os vestirem, para os calçarem, para lhes sacudir o pó do casaco, para tudo. Só não tinham criados para lhes darem a papinha na boca porque isso eles faziam bem e como faziam. Era por isso que ganhavam peso e quase não se mexiam.

A história está muito bem narrada, de fácil leitura e bem elucidativa quanto à sua temática, à luta do governador de S. Tomé na tentativa de abolir a escravatura. Uma tentativa falhada porque o Povo Português é muito avesso à mudança e já nessa altura o era. Aliás, pela descrição que é feita, revejo o Portugal daquela época no Portugal de hoje. Completamente. Só não tem as colónias no Ultramar. O jogo de interesses, as guerras políticas, as invejas, as intrigas, tudo é igual. Acho que se um dia, daqui a cem anos, alguém escrever uma obra baseada nos dias de hoje, o resultado irá ser o mesmo certamente. Não mudaremos, por mais séculos que passem.

Finda a leitura desta obra, irei animar um pouco as hostes com aquele tipo de livros de que mais gosto. “O Assassino Inglês ” de Daniel Silva será o próximo livro que irei ler.

No comments: