Saturday, August 20, 2011

Férias curtas, como sempre

E eis chegado o momento de sentir a areia fina nos pés. De finalmente irmos para a praia. Foi com enorme ansiedade que me preparei para este momento.

A roupa de praia, guardada de um ano para o outro, foi colocada no saco assim como estava. Por essa razão, apanhei uma surpresa ao verificar que a parte de baixo de um biquini estava larga. O remédio foi socorrer-me de uns calções de banho que trazia. Foi com eles que dei o tão esperado primeiro mergulho do ano. Foi uma sensação de liberdade. Andar na água para mim é uma sensação espectacular. Pena eu só ter estes escassos dias para o fazer.

A noite chegou e o frio também. Tive de acompanhar alguns elementos do meu grupo às compras e o frio era intenso. Não trazia mais nada com que me agasalhar para além da toalha de praia que era insuficiente para me aquecer. Dentro dos estabelecimentos até se estava bem mas na rua o frio era cortante.

Jurei para nunca mais vir para a praia sem uns calções mais compridos e um casaco para esta altura do dia. Assim foi. Até comprei uns corsários de propósito que eram quase como umas calças de treino para vestir à noite. Só me custaram uns míseros três euros. Também passei a vir sempre a casa tomar banho e mudar de roupa. Isso nunca mais voltou a acontecer.

No segundo dia de férias o tempo estava agreste na praia com muito frio e muito vento. Com estas condições nem pensei em ir para a água. De tarde toda a gente ficou na pousada e ninguém foi para a praia sequer. Eu aproveitei para ler e descansar.

O terceiro dia já foi um dia em que se estava bem na praia. Nada de frio e o Sol marcava a sua presença. Deveriam estar todos os dias assim.

Este dia ficou marcado por uma situação curiosa que não me deixou de causar grande divertimento. No restaurante uma colega minha afirmou não querer bifes de vaca. Para grande espanto nosso, o senhor que nos servia à mesa apareceu com um prato personalizado para ela...só com bifes. Tinha percebido que ela só queria carne.

O quarto dia começou nublado e tememos ter um dia pouco agradável de praia, o que se veio a verificar.

Para o quinto dia estava reservada uma visita guiada por São Martinho do Porto, daí termos ido à praia apenas de manhã. Estava até um bom dia de praia mas a parte da tarde seria passada de forma diferente.

Fomos até à casa da Cultura onde nos esperavam duas guias que nos foram contando um pouco da história do local onde costumamos passar férias todos os anos. Foi nessa tarde que se tiraram grande parte das fotografias que estarão expostas no post seguinte. Valerá a pena observá-las com atenção. São maravilhosas.

O sexto dia de férias fica marcado pela fúria do mar que me voltou a atirar para a areia, quase me deixando nua e entranhando enormes quantidades de areia na minha roupa que não se conseguem tirar. Em termos de temperatura, o clima estava propício para um belo dia de praia. Foi pena o mar estar tão agreste.

Finalmente chegou o último dia. Apesar de já me encontrar um pouco cansada, sobretudo pelas sucessivas noites em que mal dormi, tive pena de as férias terem acabado logo agora que o mar estava calmo e com uma água de temperatura agradável.

Estivemos largo tempo na água. Estava de facto espectacular e todo o grupo se encontrava bem disposto. Que maravilha!

Partimos finalmente rumo a Coimbra no dia seguinte. Para trás ficava uma semana de férias que poderia ter sido melhor se acaso as condições climatéricas para isso tivessem contribuído.


No comments: