Saturday, August 27, 2011

A caminhada como terapia

Esta foi a primeira de duas viagens seguidas aos Covões. A consulta de Psiquiatria inicialmente esteve marcada para 5 de Julho mas teve de ser adiada por me encontrar de férias. Foi por isso que ficou marcada para a véspera da consulta de Glaucoma que seria no dia seguinte.

Até foi bom ter esta consulta um dia antes da outra. Estou com bastante medo de amanhã receber novidades acerca da evolução da minha doença. Esse receio acentua-se sobretudo porque as coisas estão-me a correr extremamente bem em termos laborais e estas coisas desagradáveis que sempre me ameaçam têm acontecido especialmente nessas alturas em que eu tento reconstruir a minha vida. Aconteceu isso há seis anos e não gostaria que isso acontecesse neste momento tão decisivo e importante na minha via.

Estou algo ansiosa. Esta consulta ensombra o meu estado de graça. Se houver novidades, nem sei o que será da minha vida. Tenho de viver com isto sempre, com esta ameaça. Acreditem, não é fácil viver assim sob um clima ameaçador de cegueira e sofrimento devido a uma doença que me foi destinada ainda antes de eu nascer. Por mais sucesso que se tenha na vida, por mais planos que faça, a questão da doença ensombra sempre os meus planos. De um momento para o outro, tudo pode desmoronar tal como desmoronou num passado recente. Este medo e esta ameaça minam completamente o esforço de viver uma vida normal e digna. Há dias em que é difícil suportar isto.

Se amanhã acontecer alguma coisa, provavelmente reagirei ainda pior do que reagi quando tudo o que eu idealizei desmoronou há seis anos atrás. Ficarei sem saber o que fazer mesmo. Agora, que estou a tentar dar um rumo à minha vida, não gostaria de sofrer outro revés.

Esta consulta de hoje sempre me iria ajudar nesse sentido. Precisava de falar com alguém e nada melhor do que uma psiquiatra. Era a primeira consulta que tinha.

No final, foi-me aconselhado andar pelo menos trinta minutos a pé como forma de combater a ansiedade. Eu já fazia isso. Por vezes nem sempre dá para fazer isso mas, na medida do possível, irei caminhar, apesar de a cidade não ser muito propícia a fazer grandes caminhadas e respirar ar puro.

De referir que inaugurei as caminhadas com o caminho de volta a casa depois de ter ido a uma farmácia da Avenida Humberto Delgado aviar uma receita.

No comments: