Sunday, July 31, 2011

O pesadelo de Lima Duarte

Sonhar com alguém que dorme ou sonha como eu é bastante comum e também é comum eu sonhar que vejo filmes ou novelas e que, muitas vezes, esses programas a que eu assisto na televisão é que causam o horror nos pesadelos.

Desta vez sonhei que via uma novela brasileira à hora de almoço. Nessa novela Lima Duarte era o vilão da história e encontrava-se sozinho deitado numa cama de casal.

Os acordes assustadores da banda sonora e a alteração do ambiente, sugerindo que agora o personagem sonhava, indicavam que ele ia ter um pesadelo. A aura que indicava pensamento ou sonho também começou a aparecer, apesar de o espaço ser o mesmo.

De referir que Lima Duarte interpretava aqui o papel de um homem extremamente mau, que havia feito mal a muita gente e era por isso um homem atormentado e perseguido pelos seus inimigos.

Como atrás referi, Lima Duarte sonha que se encontra ali mesmo, deitado na sua cama de casal conforme adormeceu. Pela porta entra furiosamente um homem. Com voz distorcida e empunhando uma arma, o homem vai enumerando tudo de mal que Lima Duarte havia feito e ameaça-o de morte três vezes.

Entra um segundo homem. A cena repete-se. Um terceiro indivíduo assoma também à porta e novamente empunha uma arma, confronta o actor com todo o mal que lhe fez e ameaça-o.

Lima Duarte acorda sobressaltado e ofegante. Eu também acordo ainda com aquelas vozes a ecoarem-me na cabeça.

No comments: