Monday, June 19, 2006

Visões optimistas

O dia ia ser especial. Ia haver um seminário sobre a integração socioprofissional das pessoas portadoras de deficiência visual.

Com o sugestivo título “Visões” o evento abordou as diversas vertentes da vida do cidadão deficiente visual. Começou-se por falar de Mobilidade, continuou-se com Actividades da vida diária, Novas Tecnologias e só depois se passou para o emprego e formação profissional.

Da parte da tarde algumas pessoas bem sucedidas na sua actividade profissional foram dar os seus testemunhos e deixar algumas dicas para o sucesso de pessoas como nós no mercado de trabalho.

Estas acções de formação acabam sempre por ser positivas. Permitem-nos discutir e abordar assuntos do nosso interesse. Durante este colóquio eu tive a ideia de um dia se fazer um semelhante onde se deveria abordar a acessibilidade das pessoas com deficiência visual aos media. Seria interessante.

Aproveitando o facto de estar ali muita gente de fora, realizou-se uma quermesse com produtos variados. Até lá havia um telecopio que acabou por calhar a um colega meu. Calhou-me um estojo que me fez lembrar os meus tempos de infância. Era igual a umas mochilas que havia no tempo em que eu era miúda. Aquilo deu-me cá uma nostalgia!

Depois de um treino bem aproveitado como se queria preparei o cachecol e fui ver como se estreava a Selecção Nacional sub-21. O adversário era difícil. A toda-poderosa França com os seus talentosos atletas descendentes, na sua grande maioria, de imigrantes africanos. Um dos jogadores gauleses até nasceu dentro de um barco que navegava entre o antigo Zaire e Angola. Portugal perdeu e agora tem de ver se vence a Sérvia e Montenegro para seguir em frente.

O dia ficou igualmente marcado pelo desejado regresso de Rui Costa ao Benfica. Aos 34 anos, o excelente médio português cumpre assim o desejo de terminar a sua carreira recheada de êxitos no clube do seu coração.

Bacorada do dia:
Sanhanhá” (assim dizem que se chamava um jogador francês)

No comments: