Friday, June 09, 2006

Conchas, búzios, pérolas, fósseis...





O dia ia ser diferente do habitual. Estava agendada uma visita ao Museu Zoológico onde estava a decorrer uma exposição de conchas e outros objectos relacionados com a vida marinha de hoje e de ontem.

Sair da rotina das aulas e visitar algo que nos enriqueça é sempre positivo. Estar sempre na sala de aulas acaba por cansar. Em boa hora se fazem estas idas a museus e a exposições para alargar um pouco os horizontes de quem não tem acesso à cultura como os demais cidadãos. Poder estar em contacto com os materiais é essencial para nós.

Estava bom tempo. O Céu estava azul e a temperatura estava agradável para se sair do local habitual. Fizeram-se dois grupos de modo a podermos caber na carrinha. Um grupo chegou primeiro que o outro. Eu estava no grupo que chegou depois e que viveu moimentos insólitos porque não houve ninguém que nos indicasse o caminho. Andámos por ali a fazer uma espécie de visita às instalações. Não era uma visita guiada porque, simplesmente, ninguém ali estava para nos guiar. Foi uma comédia!

Depois de muitas voltas dadas e muitas escadas percorridas, chegámos ao local da exposição e apanhámos as explicações já a meio. Para nos situarmos tivemos de ler alguma documentação que lá existia e fomo-nos situando. Os objectos marinhos estavam documentados a Braille e a negro- o que é de louvar. Não é todos os dias que se lembram de nós.

Pudemos contactar com conchas, búzios, fósseis, pérolas de ostra, pedras e alguns objectos em prata com motivos marinhos. Eu adorei o Nautilus e uma concha grande que lá estava. Não fazia ideia que houvessem bivalves daquele tamanho.

Dois senhores com sotaque do Norte faziam trabalhos em prata e estanho. Foram bastante acessíveis e deixaram-nos mexer um pouco nos utensílios de forma a percebermos o seu trabalho.

Numas vitrinas estavam objectos maravilhosos em prata e estanho. Toda a gente gostou desses artefactos.

No regresso os dois grupos deram um jeito de caber na carrinha, é que a hora do almoço aproximava-se. Foi uma curta, mas bem divertida viagem em que todos rimos e brincámos uns com os outros.

Foi da parte da tarde quando eu já estava na aula que fui chamada para atender o telefone. Era da Delegação Nacional da ACAPO com a notícia de que tinha sido seleccionada juntamente com mais duas pessoas para ir a Madrid. Fiquei extremamente feliz com essa notícia. Agora há que saber como irei até Espanha prestar provas. Pensei que as provas de Espanhol que fiz cá (ver texto “Sozinha em Lisboa”) me tivessem corrido pessimamente. Não estava mesmo à espera de ser seleccionada. Foi uma agradável surpresa.

O treino foi bastante duro, até porque estava bastante calor. Fiz 15 minutos de corrida contínua e depois fiz dois minutos a acelerar e três a ritmo normal até dar meia hora de corrida. Depois vieram os indispensáveis alongamentos para finalizar a sessão. Na próxima semana haverá provas e há que trabalhar.

Já não me lembro se fui eu que liguei para casa se foi a minha mãe que me ligou. Só sei que ela me disse que o meu pai tinha atendido um telefonema de uma senhora a dizer que eu tinha ganho um concurso…ele não percebeu bem. Depois eu pensei e cheguei à conclusão que tinham sido os responsáveis da ACAPO a dizerem que tinha sido seleccionada para ir a Espanha. A minha mãe ficou sem palavras.

No dia seguinte tinha de ir para Lisboa fazer parte da “Maior e Mais Bela Bandeira do Mundo”

Situação do dia:
A certa altura da exposição eu estava a preparar-me para fotografar um búzio muito engraçado. Então não é que no momento em que o estava a tentar focar a senhora tirou-o do sítio. Não disfarcei uma gargalhada.

1 comment:

GK said...

Busy, busy, busy!!! LOL
Bj.