Thursday, June 22, 2006

Da aldeia para a cidade (texto para aulas)

Depois de muitos currículos ter enviado para outras tantas empresas, fui finalmente aceite no mercado de trabalho.
Abandonei a minha aldeia e rumei a Coimbra onde arranjei um bom emprego. Foi difícil deixar o local onde sempre vivi e ir para a cidade. Iria certamente sentir falta do coaxar daquela rã junto ao riacho, do vento que uivava e me adormecia nas noites de luar, do pastor Serafim com as suas ovelhas mal o Sol rompia e do cheiro a terra molhada em dias de chuva.
Viver na cidade seria uma experiência nova e atractiva. Fui trabalhar para uma multinacional cuja empresa-mãe tinha sede no Brasil. O Director dessa empresa chamava-se Jacinto e era também brasileiro, proveniente de Natal.
Logo no primeiro dia de trabalho foi me apresentado um papel com aquele que seria o meu primeiro contrato laboral. Em cima da mesa estava uma inacreditável oferta monetária que logo me pôs a sonhar com coisas que eu gostaria de comprar.
Arranjei casa perto do Estádio com duas raparigas: a Mónica de Mafra e a Carina que cresceu junto às margens do Douro. Logo na primeira noite que passámos juntas constatámos que o fogão que se encontrava na cozinha não funcionava e que a minha cama estava partida. Assim que me sentei, fui logo parar ao chão.
E assim correu o meu primeiro dia de muitos que irei passar na cidade de Coimbra. Para primeiro dia nem foi nada mau!

No comments: