Mais um livro escrito por um padre católico sobre exorcismo.
Tenho curiosidade por estas coisas e volto á vaca fria: por que é que quase sempre são os católicos ou os cristãos que são possuídos por maus espíritos? Existe outra explicação para além da possessão para alguns comportamentos das pessoas? As pessoas neste estado terão tanta aversão á cruz como a qualquer outra coisa? Isso fica por explicar. Quer-me parecer que , se essas pessoas estivessem num consultório de um psicólogo ou de um psiquiatra, teriam tanta ou mais aversão a uma seringa cheia de medicamento.
Por vezes há coisas. Mesmo na minha família tive casos de alegada possessão mas tenho algumas dúvidas se um determinado preceito religioso vai resolver o problema.
Sei que há espíritos. Bons e maus. Disso não tenho dúvidas. Se podem possuir uma pessoa, tamb´ ´em já tive mais. Se a Religião Católica é a única que pode solucionar este problema, coloco muitas reticências.
Depois vem a convicção destes padres que outros cultos, o desvio eventual da Verdadeira Fé, outras práticas, curiosidade do oculto, interesse noutros assuntos contraditórios dos ensinamentos de jesus, vai desencadear que os maus espíritos se apoderem de nós. Será?
Aqui o curioso neste livro é que um dos cinco casos que é apresentado envolve dois padres possessos. E então? Que fizeram eles? Sabe-se que há pessoas com o espírito mais aberto do que outras. Eu, por exemplo, tenho o espírito muito fechado. Aquelas seitas evangélicas tentaram fazer o que quer que façam para se apoderarem das vontades das pessoas mas, numa sala aí com duzentas pessoas, eu e a minha amiga fomos as únicas que não estávamos a rebolar no chão em convulsões. De referir que essa minha amiga professava essa religião. Tenho dificuldades em simples meditações ou mesmo em hipnose. Acho que muito dificilmente um espírito me possuirá. Posso-os ver de fora como tenho quase a certeza que aconteceu uma vez num local que dizem que é assombrado mas dentro é difícil.
Hoje em dia, a Ciência explica muita coisa. Num dos casos, a mulher estava possessa porque questionava os ensinamentos dos professores. Coitada de mim! O que eu mais faço é questionar algumas coisas, nomeadamente livros deste tipo. Esse é o meu espaço.
Este não será o último livro sobre esta temática e outras semelhantes. Tento sempre ler e deixar aqui as minhas considerações.
No comments:
Post a Comment