Monday, November 28, 2022

“transtorno do Pânico” (impressões pessoais)

 

Para terminar este bloco de textos dedicados á saúde, leio um  artigo sobre um  problema que, de certa forma, também me afeta.

 

Tenho esse problema muito raramente mas já senti na pele os efeitos desta ansiedade exacerbada. Já fui pior do que agora, diga-se de passagem.

 

Quando eu era mais nova julgava que tinha algum problema no coração. Fazia desporto e nada me era detetado. Muitas vezes os sintomas de coração a bater forte e acelerado, acompanhado de falta de ar, aconteciam pela calada da noite quando eu não estava a fazer nada. No outro dia tinha Educação física. Podia andar meia hora  correr e tinha as pulsações normais.

 

Hoje de vez em quando isso ainda acontece mas é menos frequente.

 

Muitos dos doentes que sofrem de transtorno de ansiedade e pânico são diagnosticados com problemas da válvula mitral do coração quando realizam ecocardiogramas, embora todos os restantes exames ao coração tenham resultados normais. Isso também aconteceu comigo. Eu que pratico Desporto de forma intensa.

 

Talvez o Desporto consiga amenizar estas crises de ansiedade que de vez em quando ainda me visitam, algumas de forma intensa e a grande maioria durante a noite.

 

No comments: