Tuesday, June 21, 2022

“O Vinho” (impressões pessoais)

 

Há poucos dias, Portugal perdeu um dos grandes nomes das artes. Paula Rego partiu deste Mundo.

 

Em sua homenagem, a Biblioteca Municipal de Coimbra disponibilizou este pequeno conto da autoria de João De Melo e com ilustrações de Paula Rego.

 

Foi pedido á artista que fizesse umas gravuras sobre a temática do vinho. Então Paula Rego apresentou estas ilustrações que causaram grande polémica. Não se sabe da experiência da artista com a nobre bebida mas, a julgar pela amostra, a relação não é nada boa. Nestas gravuras estão presentes crianças de tenra idade a beber vinho, pessoas caídas em valetas com garrafas a rolar no chão e a espalhar o seu conteúdo, senhoras elegantes perdendo a compostura e o esmero em troca de garrafas de vinho e, em mais do que uma gravura, o “gregório” está muito bem representado.

 

Claro que estas gravuras suscitaram choque e celeuma. Aqui abafam mesmo o conto de João De Melo que retrata a relação de um empregado de escritório com o vinho. Nele também estão registadas as formas de o apreciar e os efeitos variados que suscita em quem o bebe exageradamente.

 

Uma obra para apreciar como um todo. As gravuras de Paula Rego estão descritas. Tenho pena de não as apreciar com os meus próprios olhos mas faço ideia da cara com que as pessoas ficaram quando aguardavam uma abordagem mais requintada, provavelmente tendo como cenário restaurantes chiques e a artista apresenta gente na rua a cair de bêbeda e gente a vomitar vinho.

 

Os artistas são mesmo assim. Já deviam saber.

 

No comments: