Sunday, June 12, 2022

“Entusiasmo” (impressões pessoais)

 

E novamente vou variando de género literário. Desta vez trago um livro de autoajuda sobre o poder do entusiasmo na nossa vida.

 

Este livro ensina-nos a distinguir entre entusiasmo e motivação. O entusiasmo é como um fósforo que deve ser aceso para manter viva a chama da nossa realização pessoal.

 

Este livor aborda as várias componentes da vida humana de hoje, mais dominada pelo imediato, pelo irreal e pelo que as redes sociais nos trazem. Vivemos muito dependentes das redes sociais, das tecnologias, andamos absorvidos com trabalho e com problemas muito simples de resolver, basta programar a nossa mente de outra forma.

 

Mesmo nas relações amorosas, devemos compreender as diferenças do outro para o outro também compreender as nossas. Fazer algo diferente e simples também pode contribuir para que o casamento não entre na rotina.

 

Para nos sentirmos melhor e não sermos dominados pela depressão e pela ansiedade, devemos dar mais atenção ás coisas simples, libertar os nossos sentidos para coisas que nos têm passado despercebidas. Devemos ler livros muito variados, algo que eu já faço, mesmo que inicialmente as matérias abordadas não sejam do nosso agrado. Só assim podemos cultivar a nossa mente e libertá-la das futilidades que invadem o nosso Mundo.

 

Ouvir uma boa música a sós e arranjar atividades que potenciem apreciar a nossa própria companhia pode ser a solução para acender o rastilho do entusiasmo.

 

Temos de ter em atenção que não podemos plantar a árvore num dia e querer frutos no dia seguinte. Tudo tem o seu tempo e há que saber aguardar as mudanças da reestruturação social a que o indivíduo voluntariamente se possa sujeitar.

 

Mais um dos inúmeros livros de autoajuda em que por vezes pego. No final sempre fica alguma coisa para colocar em prática.

 

No comments: