Agora uma biografia de uma política e ativista somali dos direitos das mulheres, especialmente das mulheres muçulmanas.
Em 2007 tive oportunidade de fazer um curso de verão na cidade de Utrecht na Holanda e tivemos uma aula só de política. Nessa ocasião foram abordados estes acontecimentos que estão retratados neste livro, nomeadamente os assassinatos de pim Fortuyn e de Theo Van Gogh. Na altura não sabia que a causa direta destes assassinatos tinha sido a autora deste livro. Pelo menos não fiquei a perceber.
Trata-se de uma mulher de coragem, sem medo de dizer o que pensa, mesmo que tais pensamentos sejam arrojados e por vezes perigosos para ela e para quem a rodeia.
É incrível o que ela passou para chegar até ali. O que passam muitas mulheres e crianças em países africanos. A desumanidade que é a mutilação genital feminina que ainda hoje se pratica no meio de comunidades africanas que nem o facto de viverem em países ocidentais que condenam tal prática se desencoraja de fazer. Um autêntico atentado à condição humana, especialmente à condição de mulher.
Haja mais vozes como estas, sem medo de abalar os alicerces de uma cultura instituída e o Mundo será seguramente melhor.
No comments:
Post a Comment