Wednesday, June 23, 2021

O Homem Que Corrompeu hadley burg” (impressões pessoais)

 

Mark Twain é um autor dos mais conhecidos na literatura mundial. No entanto, esta é a primeira obra que leio de sua autoria.

 

Nesta obra, talvez o personagem principal seja o dinheiro. É o dinheiro que muda tudo, que faz com que pessoas íntegras caiam em tentação, que faz com que o mais honesto dos cidadãos se torne corrupto, que faz com que pessoas de bem tenham pensamentos de grandeza.

 

Tudo foi ideia de um só homem. Tomando conhecimento que a cidade fazia honra em se gabar que corrupção não entrava ali, inventou um esquema para fazer dos habitantes seres gananciosos e corruptos como os que existem em todo o lado.

 

O indivíduo dirigiu-se alegadamente com um saco de dinheiro a casa do casal de habitantes mais pobre. Inventou uma história de alguém que lhe tinha emprestado dinheiro e lhe tinha feito um grande favor mas não sabia quem era essa pessoa. O saco de dinheiro pertenceria pois a quem provasse ser esse bom samaritano que ajudou o seu semelhante numa hora de aperto.

 

Depois ainda se espalhou que talvez esse bem feitor tivesse sido um homem que já tinha morrido. Sendo assim, o saco pertenceria a quem tivesse hombridade para o merecer.

 

Imediatamente, os cidadãos adotaram comportamentos nunca antes vistos. Entretanto, o indivíduo que inventou e executou esta armadilha ia assistindo.

 

Com isto tudo, chega-se á conclusão que os homens são todos iguais. Basta apresentar-lhes bom dinheiro á frente e logo o que há de pior no instinto animal se revela. Se calhar quase cem por cento dos crimes que se cometem no Mundo têm como móbil o dinheiro.

 

Muitos dos atropelos á dignidade humana  têm por base o dinheiro. Não conseguimos imaginar uma sociedade sem dinheiro. Ele está por todo o lado e a cada momento das nossas vidas. Não admira pois o quão importante é para o Ser Humano. É mais necessário do que a comida ou a bebida. Chegou-se ao cúmulo de o dinheiro também servir para pagarmos as nossas necessidades mais básicas.

 

Um livro bem interessante que nos leva a refletir sobre o papel do dinheiro nas nossas vidas.

 

No comments: