Wednesday, October 28, 2020

“O Mágico de Auschwitz” (impressões pessoais)

 

Assim que o nosso grupo teve acesso À NOVA OBRA DE José rodrigues dos Santos, logo várias pessoas se apressaram a lê-lo. Eu fui uma delas.

 

Este livro passa-se, como não podia deixar de ser, durante a Segunda Guerra Mundial. Um ilusionista deixou a Alemanha para se refugiar na Checoslováquia que também estava a perseguir os judeus após ter sido invadida pela Alemanha nazi.

 

Depois de ter apresentado um dos seus espetáculos de magia, o ilusionista foi conduzido ao representante de Hitler na Checoslováquia. Dias depois, seria reportado para os campos de concentração juntamente com a mulher e o filho pequeno. De um campo na Checoslováquia seguem num comboio de transporte de gado para Auschwitz.

 

Paralelamente é contada na obra a história de Francisco- um soldado português que combateu pelos alemães na força militar espanhola na Rússia. Ali conhece a mulher da sua vida e vai parar á guarda do campo de Auschwitz. Foi para lá que foi a mulher russa por quem se apaixonou. As irmãs eram prostitutas por necessidade porque os alemães as expropriaram. Foram acusadas de ser judias e mandadas para o campo de concentração.

 

Enquanto Francisco tenta encontrar a sua amada, dissidentes pedem ajuda ao mágico para começarem uma revolta de prisioneiros no campo de concentração.

 

Foi uma leitura entusiasmante. Um romance histórico do tema que certamente mais obras deu á literatura Mundial.

 

No comments: