Wednesday, October 14, 2020

“Cérebro” (impressões pessoais)

 

É tempo de ler mais uma obra de Robin Cook. Desta vez, o médico e escritor norte-americano leva-nos ao mundo-cão das experiências científicas com seres humanos.

 

Martin Phillips é um excelente radiologista. Talvez o melhor em toda a américa. Um dia recebe de um amigo cientista um programa computorizado de avaliação de radiografias ao crânio. Ao mesmo tempo, algumas jovens saudáveis experimentam sintomas estranhos depois de terem visitado uma clínica ginecológica que trabalha para a universidade.

 

Todas essas jovens têm a particularidade de ter anomalias em radiografias ao cérebro. Martin fica intrigado mas, de uma forma ou de outra, não consegue ter acesso a essas jovens para aprofundar mais a questão.

 

O que Martin não sabe é que ele está a ser usado como parte da engrenagem de uma máquina para estudar mais profundamente o cérebro humano. Se ele soubesse no que se estava a meter, jamais aceitaria trabalhar com aquele novo programa. Pessoas estão a ser sacrificadas em nome da ciência e as mais altas autoridades dos Estados unidos estão envolvidas, colaborando ativamente.

 

Martin fica numa encruzilhada. Após ter tido conhecimento dos horríveis acontecimentos destas experiências pouco éticas, o que pode ele fazer? Ele sabe demais!

    

 

No comments: