Sunday, August 30, 2020

O cínico cantar da cobra



Esta coisa de viver no campo tem os seus contratempos. A vizinhança selvagem com que se tem de conviver deixa muito a desejar.

Tenho pena deste episódio não ter acontecido no passado fim de semana quando eu fui visitar os meus pais. Ia ser um filme e tanto! Filmaria o acontecimento e este seria viral, com tantas visualizações, que daria para eu me sustentar por um ano ou mais, digo eu.

Que pena isso não ter acontecido! Paciência.

O meu pai tinha ido ao aniversário do meu primo e, como sempre, deixou a janela da sala que dá para o quintal aberta. Só que nesse dia iria entrar em casa uma visita muito especial…e iria dar música à minha mãe que, naturalmente, não achou o mínimo de piada a tão improvisada serenata feita ao contrário. Quem cantava encontrava-se da parte de cima da janela.

Eu sempre disse que a gata Adie era boa para guardar a porta e desta vez não desiludiu. Rosnando e bufando, alertou a minha mãe para a intrusão que se estava a verificar. Rosnando e bufando, teve do outro lado resposta á altura. A criatura castanha e branca rastejante também respondeu bufando, o que irritou profundamente a gata que até à data pensava que a única criatura no Mundo com capacidade de emitir tal som era ela.

Quando a minha mãe se abeirou do parapeito da janela, a cobra esticou a cabeça. Era enorme. Lá para as bandas de casa dos meus pais existem répteis desse calibre. Este era mais um exemplar.

O mais curioso foi a minha mãe afirmar que a cobra…cantou para ela. Era uma melodia silvante e muito pouco agradável. Como eu gostava de ter ouvido! Nem sabia que as cobras cantavam.

A certa altura, a cobra rebolou para debaixo dos móveis da sala. A minha mãe tinha medo de entrar na sala. A solução foi chamar reforços. Munidos de paus e enxadas, o meu pai, o meu primo e o meu vizinho acabaram por capturar a cobra que cantava junto ao móvel da televisão. Com a ajuda de umas tenazes, o réptil castanho foi capturado e morto.

Não houve mais música para ninguém!

No comments: