Wednesday, August 19, 2020

“Esplendor Secreto” (impressões pessoais)



Estou à pega! Dois livros que leio este fim de semana, dois livros com uma carga erótica bem significativa. Duas obras para recomendar a uma amiga minha para ver os comentários que fazia.

Confesso que não me faz diferença nenhuma ler obras com uma carga erótica grande e muito menos me sinto ofendida com este tipo de literatura. Simplesmente não é um meu género literário favorito.

Sobre este livro, nos temos um grupo no WhatsApp onde partilhamos as nossas leituras. Uma das integrantes falou desta obra mas eu, como sempre acontece, não leio a mensagem até ao fim antes de ler o livro. É uma boa maneira de sugerir livros ou escolher o que se vai ler a seguir. Quando chega ao momento de mencionar qual a obra que se vai falar, eu interrompo a mensagem e procuro no arquivo. Depois vou ler e só depois da leitura vou ouvir o que foi dito sobre a obra.

Cheguei á conclusão que estávamos de acordo. Essa nossa amiga diz que Sandra Brown é uma escritora de livros policiais que se aventurou noutro género literário. Trata a história de uma mulher que, tendo perdido o seu filho que tinha com o seu marido, procura o paradeiro de um outro filho que teve como barriga de aluguer.

Ela foi quase obrigada pelo seu marido que era obstetra a ser inseminada com o esperma de um tenista famoso cuja sua mulher não podia sequer gerar um bebé. Na altura do parto, ela mal olhou para a criança e agora procurava-a depois da morte do seu outro filho.

Ela logo se apaixonou loucamente pelo tenista e é essa paixão arrebatadora que depois dá origem a um erotismo exagerado nesta obra que se queria de um drama comovente, se bem que eu também não goste muito desse tipo de literatura.

Se fosse eu, a partir da sinopse que estava, escreveria uma obra diferente. Fica o desafio!

No comments: