Wednesday, August 19, 2020

“Armadilha Para Mkamba” (impressões pessoais)



Depois da leitura da série Erika foster, com dois livros eróticos pelo meio, agora chegou a vez de aqui esmiuçar outro livro que também não me agradou muito. Ando muito esquisita em termos de leitura ultimamente. Um perfeito bijú. Há alturas em que nos calha para ler umas obras que não são muito do nosso agrado mas lá temos de ler, até porque o saber não ocupa lugar.

Tive a particularidade de ler este livro enquanto treinava. Por vezes faço isso quando os livros têm menos de três horas ou são maiores e falta sensivelmente esse tempo para os acabar. Este inseria-se no primeiro grupo.

Não gostei muito deste livro, apesar de o considerar interessante. O facto de não gostar prende-se com a ampla abordagem ao mundo das finanças, dos mercados, das bolsas, dos investidores. De economia! Foi uma área que nunca me interessou e custa-me a compreender como funciona essa coisa da bolsa de valores. Este livro tinha muito jargão de bolsa de valores e por isso mesmo não foi do meu agrado. Simplesmente não compreendia.

Fora isso, o essencial foi compreendido. Trata de como um pequeno país africano pode ser influenciado pelo exterior e, mais incrível, por pessoas que nada têm a ver com política. São pessoas que estão nas suas casas como a Laura ou num escritório de especulação de mercados (julgo que é assim que se chama) e ditam o destino do que se passa num país africano fictício chamado Mkamba.

Peter e Laura jogaram no mercado especulativo o futuro deste país, adquirindo a sua moeda. Eu pouco percebo das regras desse jogo que até penso que não tem nenhumas. Conheci há tempos um indivíduo que era louco por essa coisa das bolsas e só falava nisso mas deve ser uma mania idêntica à minha por futebol. Sabia os índices todos e sabia o que estava a descer ou a subir nos mercados. Era incrível. Quando ouço essas notícias na rádio, fico a perceber o mesmo.

Números definitivamente não é comigo.

No comments: