Thursday, May 04, 2017

“The Reason”- Hoobastank (Música Com Memórias)


Há dias, tinha a sensação de ter achado uma boa música para narrar um momento da minha vida mas, chegado o fim do dia, por mais que desse voltas à cabeça, não me conseguia lembrar. Sabia, no entanto, que a memória que ia relatar não era lá muito agradável. Essa sensação perseguia-me mas nada de me recordar qual a música que provocava em mim tais sensações.

Por acaso esta música passa muitas vezes na rádio e só assim foi possível recuperar o que tinha para debitar aqui. Então cá vai!

22 de maio de 2005. Era domingo e o Benfica preparava-se para, eventualmente, festejar o título no Estádio do Bessa. Eu tinha sido operada aos olhos mais uma vez há menos de uma semana e deslocava-me com a minha mãe a um local para dar de comer a uns cãezinhos- um deles é aquele que é atualmente o meu cão.

Um carro de cor escura passou por nós a alta velocidade. Por pouco não arrastou um dos cãezinhos que apressadamente recolho da estrada. Mal sabia eu que esse veículo já tinha feito estragos lá atrás. Vinha mesmo com muita velocidade.

Na volta para casa, o nosso vizinho de cima mandou parar a minha mãe anunciando que estava um gato morto na berma da estrada. A minha mãe logo depreendeu com horror que seria a Teka que tinha tentado ir atrás de nós. Ela acompanhava a minha mãe a todo o lado.

Infelizmente, era mesmo ela. Apesar de ainda ter a visão turva da recente cirurgia ao olho, olhei de relance para a berma da estrada onde se podia destacar da vegetação uma massa disforme preta e branca. Era a Teka que ali jazia sem vida. Esta música soava-me na cabeça porque a tinha estado a ouvir. É por isso que, apesar de não ser uma canção má de todo (antes pelo contrário), me causa um certo desconforto quando a ouço. Lembra-me sobretudo aquela imagem desfocada na berma da estrada.

No comments: