Wednesday, May 31, 2017

Cerejas, javalis e bombos








Realizou-se mais um encontro nacional de caminheiros na Serra da Gardunha. Este evento realiza-se de dois em dois anos e é uma oportunidade de estarmos em contacto com as cerejas que são o principal meio de subsistência do Fundão.

Para além de termos comido bastantes cerejas, tivemos também um farto abastecimento com algumas mesas repletas das iguarias da região. A dificuldade era mesmo escolher. Destaque para as laranjas. Algumas eram mesmo do tamanho de meloas ou até maiores.

Depois da pausa para nos alimentarmos, prosseguimos e fomos dar a um local onde havia javalis extremamente mansos. Diziam que eram javalis mas alguns pareciam mesmo porcos pretos daqueles que dizem que têm bons secretos. Deu para tirar imensas fotos. Eles deixavam.

Quanto ao percurso, depois da aventura que foi a caminhada anterior, este foi uma brincadeira de crianças. Tive algumas dificuldades em alguns momentos mas todos se disponibilizaram para ajudar, incluindo alguns membros de grupos da região. Vinha uma senhora comigo mas depois, como envergava uma camisola laranja daquelas do evento como a maioria dos caminheiros participantes, a certa altura, perdi-lhe o rasto quando me adiantei na subida. Fui andando sempre com alguém. Mais uma vez agradeço a todos.

Chegámos a alcaide que era onde estava instalada a meta. Foi feita uma última paragem para o grupo chegar todo junto. Havia algo à nossa espera. Eu adivinhei logo o que era. Um grupo musical composto, na sua maioria, por bombos pujantes que abrilhantaram a nossa chegada depois de percorridos mais de treze quilómetros.

O almoço estava delicioso e havia na rua de Alcaide um mercado de produtos regionais. Correu tudo bem. Eu estava feliz.

As fotos não foram muitas porque andámos por trilhos. Sempre que havia alcatrão, como sempre acontece, é o ideal para eu tirar fotos.

No comments: