Thursday, May 25, 2017

Aquela música


Já aqui tenho relatado histórias incríveis que se passam comigo. São momentos em que, num rasgo de premonição, clarividência ou o que lhes queiram chamar, prevejo acontecimentos com horas ou dias de antecedência. Já têm acontecido episódios estranhos através de sonhos ou até de pensamentos persistentes que chegam vindos do nada. Desta vez acredito que se tratou apenas e só de uma coincidência mas também não deixa de ser curioso. Resta referir que nunca antes tinha ouvido falar deste senhor.

Da ultima vez que fui passar o fim de semana a casa, estava a ouvir a “Zona X” na M80, como sempre. Normalmente não perco um programa desses porque passam ali músicas que já me esquecia que existiam ou que não ouvia há anos. Também passam algumas que eu não conheço. Não tenho rede de telemóvel em casa. Apesar de o Shazan guardar as músicas que se procuram quando não estamos ligados à Internet, já houve alturas em que falhou. Nesse Domingo à noite passou esta música. Ainda por cima o telemóvel estava a carregar. Não era uma música desconhecida. Era uma música que até ouvia há alguns anos atrás. Não me conseguia lembrar do nome ou de quem a cantava. Nem sei se algum dia cheguei a saber. Era uma pena. Restava esperar que passasse num outro dia.

Alguns dias depois, estava eu a fazer a minha rotina matinal, mais concretamente a lavar os dentes, quando esta música ecoou assim do nada na minha cabeça. Imediatamente me lembrei que fiquei de descobrir o nome dela e quem cantava. Nada mais. Da próxima vez que passasse e eu estivesse cá por Coimbra, iria certamente descobrir isso. Estava longe de pensar que a iria ouvir inúmeras vezes naquele dia. Como são as coisas! Aquela música que começou a ecoar na minha cabeça vinda do nada, iria tocar na rádio quase de hora a hora.

Cheguei ao trabalho e liguei o radio, como faço sempre. A certa altura, o noticiário termina com a morte de alguém do mundo da música. Tratava-se de Chris Cornell. Quem? O nome não me dizia nada. Foi explicado que era o vocalista dos Soundgarden e dos Audioslave. Conheço os Audioslave mas na altura não me estava a lembrar de nenhuma música deles. Soudgarden também não me era estranho mas deles então é que não conhecia nenhuma música...pensava eu.

A seguir ao noticiário, a M80 passou uma canção….dos Soundgarden para homenagear o seu vocalista que partiu de forma tão repentina. Logo aos primeiros acordes, o meu sangue gelou. Não era possível! A música que ainda há poucas horas me tinha ecoado na cabeça, a mesma que queria saber o título...a que apresento cá em cima deste post...isto não podia estar a acontecer!

Iria ouvir esta música o resto do dia. Foi passando na rádio. Como se não houvesse outra para passar. De referir que passei anos sem a ouvir. O que dizer mais sobre isto?

Não terá sido uma premonição, até porque não conhecia o senhor de lado nenhum, apenas uma infeliz coincidência.

No comments: