Thursday, May 25, 2017

Quando a luminosidade é escassa

Vou aqui narrar mais uma situação em que o senso comum das pessoas sem problemas visuais as coloca numa situação deveras insólita perante nós que temos baixa visão, como é o meu caso, ou até perante cegos totais.

Imaginem uma situação em que falta a luz num local ou se fundiu de repente uma lâmpada. Estou eu e uma pessoa que vê normalmente...ou está uma pessoa que vê normalmente e qualquer amigo meu que não veja mesmo nada. A primeira coisa que sai da boca dessa pessoa é a advertência:
-”Tem cuidado...que está escuro!”

A esta hora, devem estar pessoas a rir-se de alguém dizer uma coisa dessas a um cego mas, na verdade, se algum de vocês que está a ler isto algum dia estiver no escuro com uma pessoa que não vê nada ou ainda vê um pouquinho, vai-lhe gritar a mesmíssima coisa. Vai uma aposta? E melhor não apostar. Faz parte do comportamento humano. Até é provável que eu própria tenha dito uma vez ou outra a um amigo meu cego total que está escuro e deve ter cuidado É um daqueles comportamentos que se tem de forma irrefletida.

Da mesma forma, no meu caso, as pessoas demoram a compreender por que pareço ver pior num local excessivamente iluminado pelo Sol. Nunca ninguém me disse para ter cuidado...por haver muita luz. Por que será?

Ainda vejo um pouco mas sei guiar-me completamente às escuras. Tive de aprender a fazê-lo, tal como se fosse completamente cega. Aliás, este meu blog nasceu do facto de um dia estar a mover-me assim de olhos vendados.

As pessoas que não nos conhecem não fazem ideia que nos sabemos movimentar onde há pouca luz. No caso dos cegos totais, se assim não fosse, como colocariam os pés na rua todos os dias?

Houve uma altura em que eu, acompanhando um amigo meu ao quarto dele, me admirei de ele não acender a luz. Para quê? Ele não a conseguia ver mesmo. Deve ser o mesmo impulso que leva as pessoas a nos alertarem para a escuridão.

Só tenho a dizer uma coisa: quem deve ter cuidado na escuridão são vocês. Nós já vivemos na escuridão todos os dias.

No comments: