Thursday, May 25, 2017

Nutrição de campeão

Era uma vez um super-atleta português a quem a televisão deu pleno destaque num belo final de tarde em que também havia Futebol.

Equipado com o verde e o vermelho do nosso orgulho, o atleta lusitano tinha o objetivo de fazer todas as provas possíveis dentro do Atletismo. Mesmo as que não são consideradas provas oficiais nas competições. Para isso tirou um dia inteiro. A proeza ia exigir muito dele mas ele sentia-se preparado, focado, confiante, de cabeça levantada…

Nem o plano alimentar foi descurado. É aqui que surge o insólito disto tudo, não no facto de o atleta cumprir todas as provas num só dia.

Mas afinal o que comia tão ilustre desportista vestido de licra vermelha e verde? Nada de barras energéticas, nada de bebidas isotónicas, nada de hidratos de carbono ou açúcares de rápida absorção. Nada de tudo aquilo de que se devem alimentar os campeões.

Querem saber o que ele comia? Estão bem sentados? Bem, este atleta alimentava-se...do passado glorioso de outros, digamos assim. Por outras palavras, no intervalo das provas, era-lhe dado a comer...papel de jornais desportivos antigos, posters com alguns anos, postais ou cartas de jogadores de Futebol de outras eras, cromos antigos depois de já estarem descolados...Tudo isto o atleta luso engolia com aparente facilidade, para espanto de quem o estava a seguir ininterruptamente através da RTP 1. Como se a força dos atletas presentes nos papeis que ia sugando passasse para os seus próprios músculos. A cada hora que ia passando, o atleta aparentava mais vigor físico quando se deveria sentir mais cansado. Realmente dava que pensar.

Acordei deste sonho completamente louco mas com algum significado. Um sonho excelente para narrar neste meu humilde espaço e, para já, forte candidato a post do ano.

No comments: